Região: Prefeitura de Dourado revoga decretos e comércio será reaberto
A Prefeitura de Dourado (SP) revogou dois decretos e determinou a reabertura do comércio a partir desta segunda-feira (30). A quarentena é uma recomendação de autoridades da área de saúde no Brasil e no mundo para conter a disseminação do novo coronavírus.
No dia 21 de março, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), determinou a quarentena de 15 dias até 7 de abril, o que restringe o funcionamento do comércio e mantém apenas os serviços essenciais.
Em nota, a prefeitura informou que revogou os decretos porque a cidade é pequena. “(…) com pequena população e com um movimento baixo no comércio e também na cidade. O comércio abrirá tendo que acatar orientações de prevenção que o Departamento de Saúde fornecerá eventualmente em forma de boletins”, informou.
A cidade, que tem 8,8 mil habitantes, tem 2 casos suspeitos de Covid-19 aguardando resultados de exames do Instituto Adolfo Lutz.
Decreto
Segundo o decreto nº 2.650, publicado nesta sexta-feira (27) e assinado pelo prefeito Luiz Antonio Rogante Júnior (PSB), ficam revogados os decretos municipais nº 2.643 e 2.649, de 21 e 26 de março.
O artigo 5º autoriza o retorno das atividades comerciais desde que haja intensificação de ações de limpeza, disponibilização de álcool em gel aos clientes, divulgação de informações sobre a Covid-19 e medidas de prevenção, utilização de luvas e máscaras para atendimento aos clientes e adoção de orientações do Departamento Municipal de Saúde.
O documento mantém a suspensão do funcionamento do transporte público municipal coletivo, das aulas municipais e da visitação no hospital público municipal.
Outras determinações
A Prefeitura divulgou na quinta-feira (26) que reduziu o período de quarentena para até 7 de abril no município. A cidade não tem casos confirmados da doença, segundo lista da Secretaria Estadual de Saúde.
Com informações do G1 São Carlos