Hábitos de consumo que continuam fortes após a pandemia
Nos últimos meses, alguns comportamentos dos consumidores que eram previstos para daqui três ou quatro anos sofreram uma aceleração forçada, obrigando as pessoas a mudarem rapidamente os seus hábitos de consumo. Assim, as empresas também tiveram que adaptar a maneira de fornecer os seus serviços também com muito mais agilidade do que era esperado.
No meio dessa grande transformação em diferentes setores da indústria e na busca pela adaptação ao novo contexto, algumas ferramentas se tornaram essenciais para os negócios conseguirem sobreviver no mundo online. O e-commerce, por exemplo, ganhou grande popularidade e teve um destaque significativo no país, passando a representar quase 28% do total das vendas no Brasil em 2020, segundo dados da WGSN — empresa dedicada à consultoria de tendências de consumo.
Nesse contexto, é possível reconhecer que aquela transformação do mercado ocorrida no ano passado pode ser considerada hoje como uma tendência de consumo para os próximos anos. A seguir, confira alguns dos hábitos de consumo digitais mais comuns que vieram para ficar entre os paulistas:
Experiências e atividades culturais
Em tempos de isolamento social, as experiências virtuais voltadas ao entretenimento e atividades de lazer ganharam um espaço importante entre os brasileiros. O setor da cultura, por exemplo, viu-se forçado a limitar a realização de eventos presenciais. Assim, para que as pessoas tivessem a possibilidade de continuar curtindo a cultura mesmo de casa, muitas atividades musicais, obras teatrais, exposições de galerias de arte e as visitas aos museus, nesse período de quarentena, foram adaptados quase que completamente aos formatos digitais, por meio de websites e ferramentas que oferecem aos espectadores uma experiência similar às visitas físicas.
Videogames e jogos online
Os videogames fortaleceram a sua popularidade e, sem se preocupar pelas diferenças entre as diversas gerações, viraram uma alternativa na hora de sair da rotina. Isso significou um aumento tanto na compra de consoles e dispositivos móveis quanto na procura de plataformas de jogos online. E não é para menos: com uma imensa opção de jogos online disponíveis na web, os usuários podem encontrar websites específicos que trazem os grandes clássicos voltados para toda a família, como os jogos de roleta, bingo ou loteria — com a diferença de que, desta vez, esses jogos podem ser acessados de maneira totalmente digital e gratuita, por meio de sites em que é possível até mesmo ganhar prêmios.
Plataformas de streaming
Mesmo antes da pandemia, uma tendência que já vinha crescendo de forma exponencial tem a ver com as plataformas de streaming de filmes, séries e documentários — tais como Netflix, Disney+ e Amazon Prime. Assim, por terem essa possibilidade de assistir ao cinema sem sair de casa, os usuários contribuíram para o aumento repentino do setor durante o período de isolamento. Segundo dados do relatório Think With Google, as despesas com serviços de streaming entre os brasileiros cresceram 36% durante o ano de 2020.
Mercado e compras
Outra modalidade que ganhou mais força no período da pandemia é realizar as compras através de aplicativos de delivery. Em 2020, esses serviços tornaram-se quase que a única possibilidade para muitos de abastecer-se de alimentos durante o período de isolamento, fazendo com que também os supermercados e pequenos negócios acelerassem o fornecimento de serviços online. Segundo dados do Google Survey, 27% das pessoas reduziram suas idas a lojas físicas de supermercados. Além disso, somam-se as compras de outros bens de consumo, como roupas, lar e tecnologia.
Atendimento ao cliente
Para os empresários, manter a proximidade com o cliente tem sido um grande desafio desde o ano passado. Por isso, fortalecer os canais de comunicação é essencial. As mídias sociais, por exemplo, tornaram-se ferramentas importantes para contribuir com este objetivo. Além da facilidade de divulgação de produtos e serviços e das transmissões ao vivo, muitas empresas puderam garantir as suas vendas por meio de plataformas como Instagram, que se tornou a principal vitrine para vender seus produtos. Dessa maneira, após os desafios do ano passado que demonstraram que a conectividade é tudo, em Pirassununga foram renovadas as redes de fibra óptica que beneficiarão os moradores da cidade em relação ao acesso à Internet e, portanto, a todos os serviços que dependem desse recurso — porque já é consenso que esses novos comportamentos vieram para ficar!