Covid-19 | A Gripe Que Parou O Planeta
O real impacto do coronavírus no Brasil e no mundo
Com tantas informações difundidas pela mídia, estamos ficando cada vez mais confusos. A cada dia que passa, as projeções e estimativas para o avanço do Covid-19 são revisadas.
Será manipulação em massa da mídia? Ou o vírus realmente está testando a capacidade da nossa geração de resolver problemas?
Se uma coisa é certa, é que diversos setores da economia foram profundamente impactados. E a vida de absolutamente todas as pessoas da terra, está se transformando.
Medidas preventivas estão sendo tomadas para evitar a disseminação do vírus, incluindo a quarentena no mundo todo.
Cientistas correm contra o tempo para encontrar a cura. Mas especialistas alertam que o tempo mínimo será de 8 meses para encontrar uma possível vacina. Então, a previsão de tudo começar a voltar ao normal, será em agosto de 2020.
Esse cenário se torna um desafio monstruoso para os governos, que discutem sobre qual a melhor atitude a se tomar nesse momento.
Afinal, se o vírus realmente está afetando a população, porque o Governo quer liberar o comércio antes do previsto?
Com afirmações de que os sintomas do Covid-19 seria equivalente à uma gripe, Bolsonaro defende sua posição.
Apesar de boas intenções em recuperar a economia, não considerou as mortes nos hospitais.
Mortes causadas por falta de respiradores para os idosos, falta de leitos na UTI, falta de investimentos para cirurgias urgentes, entre outras emergências que poderiam não ser atendidas a tempo.
Alguém Precisa Estar Certo, Ou Estamos Perdidos!
A incerteza reina sobre a terra. Ninguém sabe para que lado correr. Se correr para um lado a economia vai desmoronar. Do outro lado, haverá milhares de mortes.
Estamos vivendo uma dicotomia entre: Preservar Vidas Ou Salvar A Economia?
O futuro ainda está bem incerto para todos. A bolsa de valores está derretendo. O mercado imobiliário despencou. O dólar disparou. O valor do ouro subiu nas alturas.
O que estamos vivendo hoje, assemelha-se aos filmes de Hollywood. O caos e o desespero tomou conta das pessoas. Muitos estão agindo sem pensar. Agindo apenas pelo instinto de sobrevivência.
E para agravar ainda mais a situação, existem novas previsões de outras ondas de quarentena. O país passa por um período de tensão, similar ao de um tsunami.
Não em proporções de destruição. Mas o de estresse psicológico.
A população não está aguentando mais o isolamento. A tensão de que haverá atitudes desesperadas por alimentos, começa a surgir no ar.
Se tudo ocorrer como as previsões, serão mais 4 ondas de quarentena. Portanto, não podemos sentar e esperar passar.
Muitos criticam a reabertura do comércio. Outros, tentam desconstruir o isolamento dizendo que a quarentena vai matar mais pessoas se a economia não voltar.
Mas, mais uma vez, podemos ter a certeza de uma coisa:
“Ninguém Tem Certeza De Nada”.
Então, o que podemos esperar?
Na verdade, se você tiver um pouco mais de dois neurônios, perceberá que qualquer dos lados extremos que você escolher, haverá muitas mortes.
Então, será que a solução se encontra no meio termo?
E a resposta é: Ninguém sabe ao certo!
Nunca foi tão real aquela famosa expressão: “Se correr o bicho pega. Se ficar o bicho come!”
Fazendo uma analogia:
“Se correr o vírus mata. Se ficar a economia te engole.”
Não há uma verdadeira saída. Mas o que podemos fazer é trabalhar com o que está no alcance.
Um dos grandes vetores de transmissão do vírus, são os hospitais. Milhares de pessoas acabam indo para o hospital com sintomas de Covid-19. Mas na verdade, elas acabam indo direto para a boca do lobo.
Quem realmente está infectado vai até o hospital, mas acaba passando para outras pessoas.
Se pararmos para analisar, o maior causador dos problemas é o contato físico daqueles que estão infectados. Há diversos registros de médicos que foram infectados no próprio hospital.
O médico chinês, Li Wenliang morreu semanas depois de alertar o governo Chinês sobre o risco iminente da Pandemia.
Não apenas na China, aqui no Brasil também há registro de morte por Covid-19 entre os médicos.
O cenário é realmente desesperador. A “gripezinha” já matou mais de 200 mil pessoas no mundo. E isso é só o começo!
Uma Luz Na Escuridão
Um grupo de jovens do interior de São Paulo estão se unindo para desenvolver uma solução para os hospitais públicos.
Utilizando a Inteligência Artificial, a Startup Cytrix está atuando como a precursora na luta contra o Coronavírus.
Com a proposta de construir uma plataforma que oferece atendimento gratuito para a população carente, a Cytrix está procurando inovar a saúde no Brasil.
Imagine o benefício para o país se os hospitais forem desafogados. Como consequência, haverá a diminuição das filas e o risco de contaminação será eliminado.
Aos poucos, nesse próprio sistema, será integrado uma inteligência que poderá detectar o vírus à distância. Sem a necessidade de contato físico.
A Cytrix, denomina o sistema de atendimento como Saúde Inteligente à Distância. Um sistema que une a Inteligência Artificial com a Saúde.
Ainda mais quando for disponibilizado gratuitamente, será um grande avanço para o país. O Brasil é um dos poucos países que oferece um sistema de saúde gratuito.
Quando a Saúde Inteligente for implantada, seremos o Primeiro País Do Mundo a obter essa tecnologia. Estaremos liderando o mundo pelo exemplo.
Apesar de ser uma tecnologia que pode ser facilmente desenvolvida pela Cytrix, eles ainda enfrentam diversas dificuldades.
A maior delas, é a falta de incentivo financeiro. Um sistema de saúde à distância precisa de investimentos para montar a estrutura. Mas os jovens empreendedores não desistiram.
Fugindo das ligações políticas e por iniciativa própria, eles buscaram apoio pelo financiamento coletivo.
O projeto será iniciado somente se a meta de 2 milhões for atingida. Confiantes de que farão todo o investimento valer a pena, a Cytrix já está desenvolvendo o esqueleto do projeto.
Para maiores informações sobre o projeto, clique aqui
Mas e agora? Como vai ficar?
Esse é o verdadeiro teste para a nossa geração. Nunca foi tão difícil enfrentar uma crise de saúde. Por mais que temos a tecnologia a nosso favor, há um grande número de opções que acabam nos confundindo.
Temos que ter a cautela para não ficar parado, mas ao mesmo tempo conciliar para não correr demais. O comércio deve ser liberado aos poucos. Mas sempre tomando as medidas preventivas.
O inimigo é invisível e não sabemos onde ele está. O momento que vivemos necessita de união.
Todos unidos com o mesmo objetivo: Exterminar o vírus!
Qual o problema do Brasil?
O brasileiro tem o costume elogiar o que vem de fora e criticar o que é de dentro do país. Mas nem se dão conta que ele está criticando ele mesmo.
O Brasil é formado por brasileiros. Enquanto ficarmos reclamando dos políticos, não chegaremos a lugar nenhum. Vamos levantar e fazer alguma coisa!
Se você não tem as ferramentas para fazer algo, ajude aqueles que fazem dando o seu apoio. Não precisamos de mais críticas. Precisamos de incentivo para sobrevivermos a essa crise.
O que um peso de papel faz além de ser um peso? Não seja um peso para o seu país. Abrace a causa e ajude aqueles que estão se levantando.
Ajude compartilhando as ideias. Ajude incentivando com palavras de apoio. Ajude com doações.
Ajude com o que puder, mas não seja um alienado dos políticos!