Veterinária de SC da Conceição faz graves denúncias, entre elas, cachorro morto transportado em carro da Saúde

A veterinária Viviane de Campos Fossel, usou da Tribuna Livre do Poder Legislativo da Câmara Municipal de Santa Cruz da Conceição/SP, na segunda-feira, 17. Por cerca de 10 minutos, a veterinária, uma ‘guerreira’ na causa animal, fez denúncias graves contra o meio ambiente praticado pelo Poder Executivo.
Denúncias que merecem serem investigadas pelo Ministério Público, devido ela (Veterinária) dizer que jogaram Capivara (pelo que dá a entender, morta) atrás de reservatórios, num riozinho, onde pessoas se banham, naquele cano, ainda diz que o “banho é de suco de Capivara morta”. Provavelmente devem ter jogado o cachorro incinerado ali. Também, outra denúncia grave, quando ela diz “a gente vê a Vigilância levando o cachorro morto dentro do carro de saúde e enterrando perto de Rio.
Abaixo, trechos extraídos do vídeo da Câmara Municipal, através do YOUTUBE.
– Na segunda Sessão Ordinária do Poder Legislativo da cidade de Santa Cruz da Conceição/SP, uma protetora de animais, uma Veterinária de nome Viviane, utilizou da Tribuna Livre, a fim de se manifestar sobre o assunto; abandono de animais entre outros.
– É urgente que a gente tome conta da causa animal. Eu lamento ter que chegar a esse ponto de vir aqui a Câmera e pedir isso. Aumento da violência. O aumento do abandono. O problema da Vigilância Sanitária, a falta de uma Zoonose. E de política pública? Estão levando esse município ao estado vergonhoso frente à causa animal.
– Então, não adianta também só falar bonito e aprovar uma lei que não será cumprida. Nós precisamos de uma Guarda (se refere a Guarda Civil Municipal) efetiva que faça isso. A gente precisa de ‘microchipar’ os animais para poder cobrar de seus proprietários (Tutores). A sua responsabilidade é através de multa, é um dinheiro a mais que entra para os cofres da Prefeitura, mas é preciso que seja feito alguma coisa.
– Não há mais condições, você vê no caso de a Vigilância Sanitária, além dos problemas normais que a gente tem, a gente tem um enxame de Caramujo de. Escorpião, que eu não vejo nenhuma política pública sendo feita para conter. Nós temos ali no Alto das Águas uma região que tem uns (sic) gatos, que tem uma coisa chamada esporotricose, vários animais já morreram, aquilo é uma zoonose.
– É preciso ter um Veterinário na cidade que tome providência em relação a isso, porque isso pega nas pessoas. Monitoramento desses proprietários que tem isso.
– Quem liga limpeza pública, tem IPI, porque eu nunca vejo. Eu não vejo.
– A gente precisa fazer um controle reprodutivo, precisa fazer um controle reprodutivo, mas tudo vai partir de uma criação de Lei de Proteção Animal. Criação de uma Zoonose que é necessária com Veterinário, porque zoonoses sem veterinário não existe.
– Eu queria só salientar que esses profissionais todos precisam ter alguma instrução técnica, seja guarda, seja como capturar um animal, seja qual o risco que ela corre, TPI aguarda. Não tem muitas vezes luva. Pegar uma serpente? Porque a gente vê pelas filmagens que as pessoas estão lá e as pessoas estão com a mão ali. Né? É então precisa de capacitação de técnicos? A questão de maus tratos chegamos no ponto em que envenenar é envenenamento, não basta. Então aquele cachorro que sai para dar uma voltinha, ele volta morto por quê?
– Então está mais do que na hora do que assumir a questão animal aqui. É, depois de envenenamento, maus tratos.
– Eu já tinha entregado isso ao prefeito (sobre a crianção de uma Lei de Proteção Animal), mas nada foi feito.
Imagem – Youtube/reprodução/sessão ordinária do legislativo de Santa Cruz da Conceição