Três homens são presos durante tentativa de furto em imóvel na zona oeste de Pirassununga
Três homens, todos moradores na cidade de Rio Claro/SP foram presos na tarde deste domingo, 20, durante uma tentativa de furto no interior de um imóvel localizado na rua Arlindo Borges, jardim Parque dos Eucaliptos, zona oeste da cidade de Pirassununga/SP. Um dos ladrões foi agredido por populares.
De acordo com os policiais militares Fortes, Henrique, Lopes e Franco, do policiamento de área da 3ª Cia. PM do 36º BPM/I no meio da tarde deste domingo, 20, pouco mais das 14h50, estava em patrulhamento, quando foram solicitados a comparecerem na Rua Arlindo Borges, 2045 – Parque dos Eucaliptos para averiguar a atitude de três indivíduos que haviam estacionado o veículo GM/Onix, branco em frente ao local acima mencionado.
Na chegada, como procedimento estacionaram a viatura policial nas proximidades e diligenciaram a pé. Assim que se aproximaram da casa, constataram que o portão estava arrombado e na medida que entraram no quintal ouviram indivíduos subindo pelo telhado e pouco depois, ao avistar o corredor surpreendeu um indivíduo, o qual identificado posteriormente como Tiago Marcelo, 26, morador no bairro do Bom Retiro, município de Rio Claro/SP, pulando para a casa ao lado, enquanto os outros dois, também identificados posteriormente como Romulo de Almeida, 29, morador no Jardim das Paineiras, município de Rio Claro/SP e Marco Roberto, 37, morador no Jardim Panorama, município de Rio Claro/SP já estavam em cima do telhado da casa vizinha.
Tiago conseguiu pular e subir no telhado e todos empreenderam fuga. Durante a fuga, Marcos Roberto tirou um artefato idêntico a uma arma de fogo de sua cintura, diante disso o policial Fortes, no intuito de se defender de uma injusta ameaça, efetuou dois disparos, que não acertaram o seu ofensor. Enquanto isso, Romulo colou o seu celular na cintura e posteriormente, segundo ele próprio estava realizando uma transmissão ao vivo.
Com os disparos efetuados pelo policial, Marcos Roberto jogou o artefato no telhado da casa dos fundos, situada já na Rua Nicola Canonico, 1572. Nesse momento, Romulo foi rendido pelos policiais Lopes e Franco que já vinham no apoio. Marcos Roberto desceu pelo muro desta última casa e tentou fugir a pé pela rua, porém, foi perseguido pelo policial Fortes, que contou com a ajuda de um popular que passava de carro pelo local e finalmente abordou no cruzamento com a Avenida Painguás com a Rua Dr. Motsons.
Tiago Marcelo, que havia tentado se esconder no edícula aos fundos do imóvel da Rua Nicola Canonico, 1572, foi detido por populares que vieram ao socorro dos moradores da casa, sendo agredido pelos mesmos, os quais com a chegada dos policiais militares saíram do local sem que pudessem ser identificados.
No telhado da casa da Rua Nicola Canônimo, 1572, os policiais recolheram um simulacro de arma de fogo. Na posse de Marcos Roberto foi localizado a quantia de noventa e dois reais em dinheiro que estava em seu bolso, dispostas em notas de cinco e dois reais. Em um porta documentos de plástico, os policiais localizaram a quantia de R$ 970,00 dispostos em notas de cem, cinquenta e vinte reais, além de um aparelho de telefonia celular da Motorola dourado.
Na posse de Tiago foram localizados noventa e dois reais em dinheiro, dispostos em notas de dez, cinco e dois reais e também um anel e um corrente e com Romulo somente foi localizado um aparelho de telefonia celular, também da marca Motorola.
No veículo GM/Onix, branco, utilizado pelos autores, foram localizados dois televisores, a quantia de R$ 6682,00 em dinheiro, além de ferramentas provavelmente utilizadas para o arrombamento, duas bolsas contendo moedas. O veículo apresenta distorções em seus sinais identificadores.
Além do mais a CRLV no interior dele, apresenta suspeitas de adulteração. Na casa da Rua Arlindo Borges, 2045 – Parque dos Eucaliptos, foi constatado arrombamentos no portão de entrada e na porta da cozinha nos fundos, próximo onde eles foram surpreendidos.
Posteriormente, em conversa com a aposentada de 89 anos (vítima), que não estava no local no momento do furto, esta alegou que foram subtraídos do interior de sua casa os dois televisores, o anel e a corrente localizadas no bolso de Tiago e aproximadamente a quantia de quatro mil reais, montante este que ela não sabe ao certo. Na casa da Rua Arlindo Borges, 2041 – Parque dos Eucaliptos, foi constatado arrombamento na porta dos fundos da cozinha, porém, neste imóvel nada subtraíram a princípio.
Diante de tais fatos, os indivíduos foram encaminhados ao Pronto Socorro local, onde apenas Tiago apresentava lesões, em função das agressões dos populares que o detiveram. Do Pronto Socorro foram conduzidos ao plantão da Polícia Judiciária onde em pesquisa junto ao PRODESP ficou constatado que todos eram oriundos da cidade de Rio Claro/SP e todos possuem antecedentes criminais em virtude da prática de crimes graves, sobretudo de crimes patrimoniais.
Assim, ficou configurado está à situação flagrancial, conforme o artigo 302, I do CPP. E, diante da materialidade delitiva e dos indícios de autoria revelados pelas versões apresentadas, reputo que a conduta dos indiciados amoldam-se ao artigo 155, §4º, incisos I e IV do Código Penal em concurso material com o artigo 288 caput do Código Penal, haja vista a clara intenção dos três em se associarem para cometerem crimes diversos, conclusão esta retirada dos passados criminosos e da quantidade de ferramentas utilizadas para o arrombamento.
É preciso ressaltar que o local dos fatos foi objeto de perícia técnica e que o automóvel utilizado foi apreendido para que as suspeitas que recaem sobre ele sejam investigadas, sem prejuízo de responsabilização criminal futura por novos fatos.
Os três indivíduos depois do flagrante foram conduzidos para a Central de Vagas onde passarão por audiência de custódia.
Suspeitas
Com a prisão destes indivíduos, a polícia suspeita que os homens seriam autores de outros arrombamentos ocorridos na cidade, onde foram levados eletroeletrônicos e joias e serão investigados.