Tannus participou de reunião do Conselho de Secretários Municipais de Segurança Pública
Na última sexta-feira dia 1 de novembro, o Secretário Municipal de Segurança Pública Paulo André Silva Tannús, participou na cidade de Campinas da reunião do Conselho de Secretários Municipais de Segurança Pública do Estado de São Paulo, onde foi elaborada a Carta de Campinas Viracopos.
O roubo ocorrido no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas no dia 17 de outubro do corrente ano, teve imensa repercussão nos grandes veículos de mídia de todo País. Foi algo extremamente grave, mas, que graças à atuação conjunta de diferentes forças de segurança, teve um desfecho positivo.
O evento colocou em evidencia a participação heroica da Guarda Municipal de Campinas, cujos membros enfrentaram, de peito aberto, bandidos que possuíam armamento pesado, com capacidade para atravessar blindagem de carros-fortes e até mesmo derrubar aviões.
Não há mais como ignorar o fato de que a Guarda Civil Municipal é parte essencial na engrenagem da atuação das forças de Segurança Pública. Todos os dias, sem exceções, nas centenas de cidades brasileiras que contam com Guardas Municipais, são presos traficantes, homicidas e ladrões; são recuperados veículos e cargas furtadas e roubadas; são apreendidos os mais diversos tipos de entorpecentes. As Guardas Municipais pacificam nossas comunidades. Isso é fato! Basta ver as notícias dos jornais.
As cidades que esta carta subscrevem, hoje representadas nesse encontro de Secretários Municipais de segurança Pública e de Comandantes de Guardas Municipais, desejam tornar públicas as principais reivindicações pelas quais lutam, dia após dia, em prol das Guardas de todo o País.
Essas são as principais reivindicações propostas constantes na Carta de Campinas Viracopos:
1 – Inclusão das Guardas Municipais no rol das forças de Segurança Pública no caput do artigo 144 da Constituição Federal;
2 – Paridade Tributária com outras forças de Segurança Pública no que se refere à compra de armas, munições e acessórios de segurança, com isenção de impostos federais e estaduais;
3 – Autorização para que as Guardas Municipais que possuem Academia de formação possam ter autonomia para expedir os portes de armas de seus integrantes e avaliá-los constantemente, inclusive com psicólogos e instrutores próprios;
4 – Alteração da legislação para que Guardas Municipais também tenham direito à aposentadoria especial, considerando o trabalho de alto risco, árduo, perigoso e desgastante que desenvolvem.
O Secretário Municipal de Segurança Pública Paulo Tannús assinou a Carta de Campinas Viracopos que será encaminhada ao Presidente da República Jair Bolsonaro, Ministro da Justiça e Segurança Pública Sérgio Moro, entre outros. Nós como gestores de segurança pública, temos não só que apoiar, mas também lutar pelo verdadeiro reconhecimento das Guardas Municipais e do trabalho que elas desenvolvem, pois não se pode falar em Segurança Pública sem a presença das Guardas Municipais, destacou Paulo Tannús.