Suspeito de tráfico de drogas é preso em cerco da PM após cinematográfica tentativa de fuga
No final da tarde de quarta-feira, 3 de janeiro, os Cabos PMs Willian e Paulo, que compunham a viatura I-36140, da 1ª Cia. (Limeira) do 36º BPM/I, realizavam atendimento de averiguação agressão por volta das 17hs15, quando visualizaram um indivíduo posteriormente identificado como sendo Luís Carlos dos Santos Gomes, “Macumba”, 36, em frente à residência na Rua Álvaro Nicolau Opsfilder.
O suspeito ostentava um volume na região da cintura, por dentro da bermuda, fato que levantou suspeitas, sendo abordado pautada no princípio da fundada suspeita, exigida pelo STJ (Superior Tribunal de \justiça), para realização da busca pessoal.
Desse modo, no momento em que a equipe proferiu uma ordem legal para abordagem, Luís Carlos iniciou fuga para os fundos da residência, deixando cair algumas porções de maconha em frente ao imóvel, o que amparou a entrada dos policiais na casa para buscas.
Durante a fuga, foi nítido o momento em que Luís Carlos atirou um aparelho celular Iphone, que foi danificado com a queda, e uma sacola preta sobre o telhado da residência vizinha. A sacola foi localizada e continha 130 (cento e trinta) eppendorf’s contendo cocaína e 53 (cinquenta e três) porções de maconha denominada “colombinha”, por ser uma espécie mais forte e pura vindo diretamente da colômbia.
Desta forma foi realizado um cerco que envolveu outros 15 policiais, das viaturas I-36143/139/135, três viaturas de Força Tática I-36018 (Tático 90) /017 e 031 realizado o cerco, pois, o suspeito pulava os telhados e os quintais das residências, sendo vários telhados danificados.
Cabe ressaltar que por diversas vezes o Luís Carlos caiu dos telhados e mesmo assim continuava incansavelmente sua tentativa fuga, porém, em uma residência já na rua da Imprensa, o homem caiu do telhado, da altura de aproximadamente 05 metros, ocasião em que o Cabo PM Paulo adentrou a residência e encontrou-o caído ao solo, com um ferimento na perna. Ao tentar a abordagem foi recebido com violência, tendo assim de usar de força física, baseado no artigo 234, Código de Processo Penal Militar, decreto lei 1002/69, combinado com artigo 284 do Código de Processo Penal), para conter e algemar, de acordo com a lei de algemas 8858/16, para segurança do preso, da equipe e para prevenir nova fuga.
De retorno a residência, onde se iniciou toda ocorrência, foi realizada a busca domiciliar, pois como descrito no início da ocorrência, a equipe só adentrou a residência após a constatação visual do entorpecente (maconha), que Luís Carlos deixou cair na garagem, logo na entrada da casa.
Nas buscas foram localizadas sobre o rack na sala, 06 porções de 0,025kg e 04 pacotes com 26 porções de maconha, 01 faca de cozinha contendo resquícios de maconha, e na mochila encostada no rack continha 03 porções de 0,025kg e mais 02 pacotes com 26 porções de maconha que totalizou em pesagem oficial 1,277 kg de maconha e 0,118kg de cocaína.
Portanto, com o entorpecente localizado e a confissão do suspeito de que praticava o tráfico de drogas, o homem foi encaminhado pela viatura I-36135 ao Pronto Socorro da Santa Casa, onde recebeu atendimento médico e foi submetido a exame cautelar, o qual constatou lesões na perna direita, joelho, canela, tornozelo e planta do pé, locais estes em foram feitas suturas, assepsia e curativo, conforme descrito em laudo.
Logo após a liberação do atendimento médico, o Luís Carlos foi apresentado na Central de Flagrantes, da CPJ de Limeira, onde permaneceu preso na carceragem a disposição da justiça, devendo passar por audiência de custódia.