Solenidade de valorização à Polícia Militar da Alesp homenageia coronel com 37 anos de serviços
A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo realizou, nesta terça-feira (4), uma solenidade em homenagem aos policiais militares da Assessoria Policial-Militar (Apmal) da Casa. O evento, que celebrou a atuação do órgão de segurança, foi marcado pela passagem do coronel PM Ricardo Tofanelli, chefe da Apmal, para a reserva da corporação após 37 anos de serviços prestados.
Além de Tofanelli, cerca de 50 personalidades militares e civis foram condecoradas com medalhas, moedas de reconhecimento e diplomas. O presidente da Alesp, deputado André do Prado, entregou a homenagem da Casa a Tofanelli. O parlamentar ainda presenteou o coronel com a réplica, em miniatura, do Monumento às Bandeiras, obra do escultor ítalo-brasileiro Victor Brecheret.
“Você construiu uma história linda, Tofanelli. Esse é o legado de poder olhar para trás e falar [que] foram tantos sacrifícios pessoais, mas chegar aos 37 anos de serviços prestados é realmente um privilégio. Então você merece toda essa honra, toda nossa gratidão por tudo que você fez pelo nosso estado de São Paulo”, declarou André do Prado. “A gente conviveu de maneira harmoniosa, profissional e com respeito muito grande. E, com isso, quem ganhou foi a sociedade”, completou o presidente da Alesp.
O comandante-geral da PM, coronel Cássio Araújo de Freitas, declarou em sua participação por vídeo que Tofanelli é um “grande líder que nunca deixou ninguém para trás”.
Em seu discurso, o coronel Ricardo Tofanelli agradeceu a homenagem e se emocionou ao lembrar da origem humilde da família e o esforço dos pais para criá-lo. O militar ainda recordou momentos marcantes da carreira, como a passagem pelo Comando do Policiamento Rodoviário (CPRv) e a designação para chefiar a APMAL.
Presenças
Compareceram à solenidade os coronéis José Raposo de Faria, comandante da Escola Superior de Soldados, e Erick Gomes Bento, chefe de gabinete do Comando-Geral.
Outros seis deputados prestigiaram a solenidade e também foram homenageados com a moeda de reconhecimento: Gilmaci Santos (Republicanos), Danilo Campetti (Republicanos), Dani Alonso (PL), Gil Diniz (PL), Lucas Bove (PL) e Itamar Borges (MDB).
Novo chefe
Na APMAL, Tofanelli será substituído pelo também coronel PM Alexandre Vitorino Roldan. A nomeação do novo chefe da Associação ainda será publicada no Diário Oficial.
Comandada por um oficial da Polícia Militar, geralmente um coronel, a APMAL responde diretamente à presidência da Alesp. Entre as atribuições do órgão militar estão o controle de acesso, segurança institucional, planejamento estratégico e gerenciamento de crises.
Assessoria Policial-Militar | Da Redação – Fotos: Marco A. Cardelino