Santa Cruz da Conceição e Analândia estão fora do Pacto Federativo e continuarão municípios
Os município de Santa Cruz da Conceição e Analândia que fazem divisa com Pirassununga, não serão incluídos no pacto federativo propostas em uma das três PECs enviadas pelo governo ao Congresso Nacional que prevê a incorporação a municípios vizinhos das cidades com menos de 5 mil habitantes e arrecadação própria menor que 10% da receita total. De acordo com o Ministério da Economia, Paulo Guedes, há, atualmente, 1.254 municípios que seriam incorporados pelos vizinhos, de acordo com as mudanças propostas.
Na região de São Carlos, os municípios de Trabiju e Motuca estão entre os que podem ser extintos caso as propostas de mudanças no pacto federativo sejam aprovadas. Já outros municípios, como Gavião Peixoto e Corumbataí, embora tenham menos de 5 mil habitantes, mas, possuem arrecadação acima dos 10%.
Nos casos dos municípios que não atingirem o “índice de sustentabilidade”, não haverá eleição municipal em 2024 e, já em 2025, serão incorporados por outros municípios. Aqueles com melhor situação financeira terão prioridade na incorporação dos municípios e cada um poderá incorporar até três outros.