“Saidinha Temporária” dois dos vinte e cinco pirassununguense retornaram para o SAP de “bonde”
Na terça-feira, 15 de setembro, aconteceu mais uma “saidinha temporária”, onde milhares de condenados pela justiça “ganharam o direito” de visitar seus familiares.
Dos milhares, vinte e cinco (25) são moradores na cidade de Pirassununga/SP.
Após passar praticamente dois dias em ‘liberdade’, um condenado retornou para o Sistema de Administração Penitenciária, quando se encontrava em rua do Jardim Santa Clara, Cerrado de Emas, fora do horário permitido e, nesta terça-feira, 24, outro condenado que não retornou para o Sistema dentro do prazo, foi abordado e preso, retornando para o Sistema.
Vila Braz
O Sargento PM Augusto e Soldado PM Reinaldo, que prestavam serviço de DEJEN ESCOLTA com a viatura I-36308, durante patrulhamento abordaram um homem pela Rua Antônio Del Nero, Vila Braz, sendo ele identificado como sendo Erick Roberto Vieira Gonçalves, 43.
Ao realizar a pesquisa via sistema muralha paulista através do aplicativo para smartphones “muralha connect” constou em registro informatizado possuir medidas cautelares. Erick, de pronto informou aos policiais que estava de “saída temporária” do período de 17 à 23 de setembro de 2024 oriundo do CPP de Tremembé “Dr. Edgar M. Noronha”, e que não havia retornado no dia e horário estipulado.
Diante dos fatos foi encaminhado para ao Pronto Socorro, onde após passar por exame de corpo delito seguiu para a Penitenciária da cidade de Itirapina/SP.
Jardim Santa Clara
No início da noite de quinta-feira, 19, o Sargento PM Michel e os Cabos PM Franco e Tessaro, da equipe de Apoio Tatico, utilizando a viatura I- 36382, realizavam patrulhamento pelos bairros do Cerrado de Emas, quando pela Rua Dorival Rossi, Jardim Santa Clara, em frente ao número 120, nos depararam com um indivíduo que ao visualizar a viatura acelerou o passo tentando esconder o rosto, o que motivou a abordagem.
Após ser detido foi identificado e, em consulta junto ao COPOM, foi verificado que o condenado da justiça havia ganhado o benefício da “Saidinha Temporária” na terça-feira, 17, devendo retornar nesta segunda-feira, 23, porém por estar na rua fora do horário permitido, os policiais adiantaram seu retorno devido descumprindo do artigo 125 da Lei de Execução Penal.
Diante dos fatos o indivíduo foi conduzido ao Pronto Socorro para exame de corpo delito e posteriormente levado para a Penitenciária João Batista de Arruda Sampaio na cidade de Itirapina/SP, onde permaneceu recolhido.
Retorno
A SAP não informou que os outros 23 condenados já haviam retornado para o sistema dentro do prazo estipulado, pois, dois, como se diz na gíria policial retornaram de “bonde”, ou seja, levados em viaturas do policiamento para CDP e Penitenciária.