Receptação: Guarda Civil Municipal detém homem com celular furtado
Um flagrante de receptação de telefone celular furtado aconteceu durante a noite desta sexta-feira (9) pela Avenida Newton Prado, em Pirassununga. A Guarda Civil Municipal conseguiu localizar o aparelho junto a um jovem de 23 anos, que acabou confessando que sabia da sua procedência ilegal. O caso ocorreu por volta das 19h30.
Segundo o boletim de ocorrências, os GCMs Cleber e Bravim realizavam patrulhamento de rotina quando viram o suspeito pela avenida. Foi feita a abordagem e em revista pessoal foi encontrado um telefone celular marca LG. Foi feita pesquisa através do IMEI do aparelho que constou ser produto de furto pelo dia 1º de junho deste ano – com boletim de ocorrência registrado no 1º Distrito Policial.
O rapaz acabou confessando que adquiriu o celular pelo preço de apenas R$ 20 e que sabia que era produto de crime, uma vez que a pessoa que lhe vendeu teria assumido que realmente praticou o furto. Diante dos fatos, ele foi encaminhado ao Plantão Policial para que as providências cabíveis fossem tomadas.
A delegada Tatiane Parizotto ratificou a voz de prisão dada pelos Guardas Municipais e determinou R$ 900 de fiança – que foram pagos. O autor então irá responder pelo delito em liberdade. O celular foi apreendido.
Segundo a Secretaria de Segurança Pública de SP, atualmente cerca de 30% dos crimes de roubo e furto no estado de São Paulo têm como alvo o aparelho de celular. Desde 2015, a Polícia Civil passou a registrar nos boletins de ocorrência o IMEI dos celulares roubados e furtados.
Cuidados
Em fevereiro de 2016, a Polícia Militar passou a realizar consultas de IMEI pelo terminal móvel de dados das viaturas, agilizando e dando efetividade para suas ações de fiscalização e aumentando o número de aparelhos recuperados em receptação. Outra providência adotada foi o estabelecimento de rotina de envio diário de lista desses IMEIs para as operadoras, que realizam o bloqueio em até 72h.
A população pode colaborar com o combate ao comércio ilegal: Ao registrar um boletim de ocorrência de roubo ou furto de celular, a pessoa deve informar o IMEI do aparelho. Também é importante desconfiar de preços muito baixos ao comprar aparelhos de terceiros. Antes de adquirir um celular de terceiros, é recomendável verificar a procedência, consultando o site da Anatel para saber se o aparelho possui alguma restrição.