Primeira travessia elevada é concluída com pintura de solo
Nesta quarta-feira (27), o DEMUTRAM – Departamento Municipal de Trânsito, sob coordenação do Secretário Paulo Tannus, pasta de Secretaria de Segurança Publica, realizou a pintura da primeira “Travessia Elevada” de Pirassununga/SP, indicação do vereador Vitor Naressi (MDB) que foi atendida pelo executivo municipal em parceria com o SAEP.
Sua finalidade é permitir que o pedestre não necessite mudar o nível que se encontra, o que facilita a mobilidade de pessoas com restrições físicas, crianças, idosos e cadeirantes, pois, ao invés do ser humano ter que descer ao nível da pista e depois retornar ao da calçada é o veículo que se vê obrigado a diminuir a velocidade pelo obstáculo que é colocado a sua frente.
A primeira de outras, acontece entre a Fórum de Pirassununga e a Santa Casa, local de bastante acesso de idosos que precisa atravessar o local por conta do Pronto Socorro.
Segundo o vereador, a faixa de pedestre no mesmo nível da calçada facilita também a acessibilidade para as pessoas com necessidades especiais, como cadeirantes. “O fluxo intenso de carros dificulta a travessia de crianças, idosos e portadores de necessidades especiais”, finalizou Vitor Naressi.
Assim, não se trata de “lombadas”, tem muito mais a ver com a segurança do pedestre do que com a do motorista. Por isso mesmo, a proposta é que essa faixa elevada esteja mais nivelada com as calçadas.
A obra que teve início na terça-feira, 5 de dezembro, e foi realizada pela Autarquia Municipal do SAEP – Serviço de Água e Esgoto de Pirassununga.