Policiamento Ambiental realiza incursão no Rio Mogi Guaçu em Pirassununga e apreende petrechos de pesca
Nesta quinta-feira, 1 de janeiro de 2023, os Cabos PMs Melo e Costa, utilizando a viatura embarcada A—05204, denominada de “Lambari”, com apoio terrestre do Cabo PM Trevisan, com a viatura A-05204, do 1º Pelotão (Pirassununga), da 2ª Cia (Piracicaba), do 5º BPMAmb (Campinas), em decorrência da “Operação Impacto”.
Visando pesca predatória, os policiais realizaram patrulhamento ostensivo náutico pelas águas do Rio Mogi-Guaçu, a jusante da barragem PCH Emas Nova, “Usina Aratu”, município de Pirassununga-SP.
Foram desenvolvidas ações pontuais de policiamento náutico, voltadas a coibir delitos de ordem ambiental e criminal, sendo patrulhado o trecho compreendido da rampa do bairro Cachoeira de Emas, Rancharias, totalizando 20 quilômetros navegados entre Pirassununga e Porto Ferreira.
Durante o patrulhamento foi logrado êxito em localizar uma (1) Rede de Espera, sem identificação, medindo 5 metros de comprimento, cinquenta e um (51) Anzóis de Galho, uma (1) Vara de Fibra com Molinete, onde o proprietário ao avistar os policiais empreendeu fuga, abandonando o petrecho embrenhando-se em meio a vegetação.
Os demais petrechos estavam dispostos no ambiente aquático, petrechos estes recolhidos, apreendidos e destruídos em local apropriado.
Ainda, no decorrer do patrulhamento náutico foram libertos três (3) peixes sendo duas (2) Piavas (Leporinus spix lineatus) e um (1) Mandi (Pimelodus pohli), espécies estas que estavam capturados nas referidas armadilhas.
Durante a ação dos policiais ambientais foram abordados três (3) pescadores de barranco, os quais pescavam com isca viva, apresentando nota fiscal, sendo feito a conferência de documentação, e orientação aos pescadores abordados.