Policiamento Ambiental em ações pontuais na cidade de São José do Rio Pardo
Durante o sábado, 2, os Cabos PMs Elias, Bergamini e César, do 2º Pelotão de Polícia Militar Ambiental, sediado na cidade de São João da Boa Vista/SP, comandado pelo Tenente PM Laurindo, realizaram duas fiscalizações ambientais pelo município de São José do Rio Pardo/SP.
Em decorrência de ações pontuais voltadas a coibir delitos de ordem ambiental e criminal, na primeira ação os policiais constataram através de monitoramento via satélite a supressão de vegetação nativa, objeto especial de preservação, sem autorização do órgão ambiental competente.
Face ao exposto foi lavrado auto de infração ambiental no valor de R$ 2.255,00 reais, nos termos do artigo 49 da Resolução SIMA 005/21, permanecendo a área objeto da autuação embargada até a deliberação do atendimento ambiental, sem prejuízo da responsabilidade penal conforme a lei de crimes ambientais.
Na sequência em atendimento de denúncia do monitoramento ambiental por imagem de satélite, foi constatado a supressão de vegetação nativa secundária em estágio inicial de regeneração através de desmatamento fora da área fora de APP, em uma área correspondente a 0,21ha.
Dessa forma foi feita multa ambiental ao proprietário no valor de R$ 1.155,00 reais, nos termos do artigo 49 da Resolução SIMA 005/21, permanecendo a área objeto da autuação embargada até a deliberação do atendimento ambiental, sem prejuízo da responsabilidade penal conforme a lei de crimes ambientais.