Polícia Militar Ambiental atende a denúncias e realizam “Operação Pré-Piracema”
Na última quinta-feira, 19, policiais militares ambientais do 1º e 2º Pelotões, comandados pelos respectivamente pelos Tenentes Laurindo e Barcelos, da 2ª Cia. de Polícia Militar Ambiental, sediada na cidade de Piracicaba, sob comando do Capitão PM Ilgges, realizaram ações de fiscalizações para atendimento de denúncias, bem como ações de ‘Pré-Piracema’.
Aves Silvestres em Cativeiro
Os Cabos PMs César, Elias e Eduarda, do 2º Pelotão (São João da Boa Vista), em decorrência de atendimento de denúncia sobre manutenção ilegal de aves nativas em cativeiro, em uma residência localizada na cidade de Santa Cruz das Palmeira, realizaram fiscalização pelo local.
Após contato com o proprietário do imóvel em questão, constataram a veracidade da denúncia, onde foram encontrados quatro (4) pássaros da fauna nativa brasileira sendo mantidas em cativeiro, sem licença do órgão ambiental competente
Diante dos fatos, foi elaborada multas no valor de R$ 2.000,00 reais, por infringir o parágrafo 3 inciso III do artigo 25 da resolução SIMA 05/21, por ter em cativeiro, sem prejuízo da responsabilidade penal nos termos da Lei Federal 9605/98.
Dando continuidade ao atendimento de denúncias, os mesmos policiais estiveram na cidade de Vargem Grande do Sul, onde constataram em uma residência a existência de uma ave exóticas em cativeiro, sem a devida documentação, sendo um (1) pintagol híbrido. O pássaro foi liberado em seu habitat e a gaiola apreendida, quando será destruída em local apropriado. Foi realizada multa no valor de R$ 2.200,00.
Em ambos os casos, serão remetidos oficiais para as devidas Centrais de Polícia Judiciária, para que os responsáveis respondam criminalmente diante ao artigo 31 da lei federal 9605/98.
Os infratores também foram informados da necessidade de comparecer ao atendimento ambiental para regularização.
Operação Pré-Piracema
Pelo município de Pirassununga, os policiais militares do 1º Pelotão, Cabo PM Fernando e Soldado PM Colombo, realizaram duas “Operações Pré-Piracema”, uma terrestre e outra aquática.
A terrestre se deu pelas barrancas ao longo do Rio Mogi Guaçu, pelos Distrito de Cachoeira de Emas, em pontos conhecidos de pesca, quando na oportunidade alguns pescadores que ali se encontravam receberam orientações diversas sobre a pesca.
Após, os mesmos policiais realizaram patrulhamento embarcado com o objetivo de coibir delitos no tocante a pesca predatória no corpo hídrico do referido rio, quando lograram êxito em localizar e recolher para destruição, às margens do rio, os petrechos como um (1) ‘barduelo’, um (1) um anzol de galho e um (1) ‘pusá’.
Informações e Imagens – Comunicação Social da 2ª Cia. PMAmb