PMA detecta queimada irregular e apreende pássaros
Nosso jornalismo tem acompanhado e divulgado as ações da 7ª Cia. da Polícia Militar Ambiental – PMA – com sede na cidade de Rio Claro/SP, a qual possui três pelotões, sendo estes; o 1o Pelotão com sede em Cachoeira de Emas/Pirassununga/SP, abrange dezesseis (16) cidades e é comandando pelo 1º Tenente PM Ivo, o 2º Pelotão com sede na cidade de São João da Boa Vista/SP tem quatorze (14) municípios para atuar, tendo no comando o 1º Tenente PM Eufrásio e o 3º Pelotão esta localizado na cidade de Rio Claro/SP, sendo atualmente comandado pelo 1º Tenente Ivo, atua em dezessete (17) municípios, perfazendo um total de quarenta e sete (47) que são fiscalizadas pelos Pelotões da 7ª Cia. PMA que tem no comando o Capitão PM Marcos
Entrega espontânea de aves
Na manhã de terça-feira, 22, pelo município de Santa Gertrudes/SP, a patrulha ambiental composta pelo 3º Sargento PM Bordinassi e Soldado PM Vergel, em ação conjunta com o policiamento ostensivo territorial de Santa Gertrudes, atr4avés dos policiais, Soldado PM Ruiz e Soldado PM Ruling em atendimento de ocorrência referente a entrega espontânea de onze (11) aves nativas da fauna brasileira em uma residência do referido município, as quais eram de posse de uma senhora que havia sido autuada em meados de 2007 e estava na condição de fiel depositária, sendo que veio a falecer no começo deste mês e sua irmã, preocupada em dar uma destinação adequada para as aves, procurou a Polícia Militar Ambiental.
Diante dos fatos, as equipes realizaram a captura de 04 (quatro) Araras Canindé (espécie constante na lista de animais ameaçados de extinção), 04 (quatro) Maritacas e 03 (três) Papagaios verdadeiros, todos em boas condições de salubridade.
Sendo assim, foi realizada a destinação das Araras e Maritacas para o CRAS Associação Mata Ciliar do município de Jundiaí/SP, onde as mesmas ficaram sob responsabilidade do médico veterinário Felipe Sobral.
Já os Papagaios serão destinados para o CRAS “pró” Araras sob responsabilidade da bióloga Fernanda, situado na cidade de Araras/SP. As aves serão analisadas para reabilitação e posterior soltura em seu habitat natural.
Queimada
Durante a tarde de terça-feira, 22, pelo município de Pirassununga/SP, os policiais militares ambientais, Cabo Paiva e Soldado PM Silvério realizaram atendimento de um foco de queimada detectado pelo satélite de referencia em data de 11 de agosto 2017 as 16h50 pela Fazenda Cascalho, bairro rural ao longo da SP – 225 ao leste do município.
No local foi constatado tratar-se de cultura de Citros, onde fora realizado o controle fitossanitário através da queima em uma área de 20,09910 ha.
No momento acompanhou a fiscalização a proprietária da referida fazenda que apresentou a solicitação para a queima de cultura agrícola e após conferencia dos documentos em conflito com a detecção do satélite foi verificado pela equipe que a queimada ocorreu durante o dia e não sendo observado porcentual da umidade relativa do ar conforme estabelecido pela CETESB nos termos do artigo 1 incisos i a iv e no artigo 4º da lei estadual nº10.547/2000, regulamentada pelo decreto nº56.571/2010. Diante dos fatos acima elencados, foram tomadas as medidas administrativas em desfavor da proprietária sendo elaborado auto de infração no valor de R$ 20.099,10 (vinte mil e noventa e nove reais e dez centavos) por infringencia do artigo 58 da resolução da SMA 48/2014.
Informações e fotos – Polícia Militar Ambiental