PM Ambiental flagra maus tratos em coruja e solta canarinho da terra em São João da Boa Vista
Durante a quarta-feira, 21, uma ocorrência de maus tratos e ter em cativeiro espécime da fauna silvestre nativa sem devida autorização da autoridade competente, foram registrados pelos policiais militares ambientais, os Cabos PMs Elias, Rodrigo e Bergamini, do 2º Pelotão da 2ª Cia. de PMAmb.
O primeiro registro foi de maus tratos e de ter em cativeiro espécime da fauna silvestre nativa sem devida autorização da autoridade competente, durante a “Operação Impacto” encontrou em um imóvel pelo município de São João da Boa Vista, uma (1) coruja buraqueira (speotyto cunicularia) ave silvestre nativa em situação de cativeiro, com a asa esquerda cortada sem a devida autorização da autoridade competente.
O proprietário do imóvel foi multado em R$ 3.500,00, com base no Artigo25, § 3°, inciso III, e Artigo 29 da Resolução SIMA 05/21.
Diante o exposto foi elaborado termo de apreensão e destinação da ave tendo como destino a associação dos amigos dos animais silvestres, sem prejuízo da responsabilidade penal.
Na sequência, pela região central também da cidade de São João da Boa Vista, devido a denúncia, foi constatado pelos policiais um (1) canário da terra (sicallis flaveola) ave silvestre nativa em situação de cativeiro, sem a devida autorização da autoridade competente.
O dono do imóvel foi multado no valor de R$ 500,00, devido ao Artigo25, § 3°, inciso III, da Resolução SIMA 05/21.
Foi elaborado termo de apreensão e destinação sendo libertada em seu habitat, sem prejuízo da responsabilidade penal.