Pirassununga se fez presente no 1º Congresso Internacional de Resiliência Climática
O município de Pirassununga/SP, participou do 1º Congresso Internacional de Resiliência Climática que aconteceu entre os dias 14, 15 e 16, no Palácio dos Bandeirantes, na capital paulista.
Do evento participaram o GCM Inspetor Souza, Coordenador da Defesa Civil de Pirassununga e o Agente de Defesa Civil, Luiz Henrique.
Devido as participações de Congressos e Cursos em que participa, o Coordenador de Defesa Civil. Souza, torna o município como referência estadual.
Caso continue à frente da Defesa Civil no próximo governo municipal, vários projetos serão desenvolvidos, assim sendo, Pirassununga, poderá ser uma das referências nacional.
Do Congresso
Defesa Civil de SP promove congresso de resiliência climática e amplia ações de prevenção a desastres
Evento reuniu especialistas para discutir os desafios das mudanças climáticas e o uso de tecnologias inovadoras na gestão de riscos
Fonte – Agência de Notícias do
Governo do Estado de São Paulo
Durante a Semana de Redução de Riscos de Desastres, a Defesa Civil do Estado de São Paulo promoveu entre os dias 15 e 16 de outubro, no Palácio dos Bandeirantes, na capital, o 1º Congresso Internacional de Resiliência Climática. A iniciativa visa alinhar as atividades da Defesa Civil frente aos desafios impostos pelas mudanças climáticas, ampliando a capacidade de resposta do governo de São Paulo diante da ocorrência de eventos climáticos extremos.
LEIA TAMBÉM: Defesa Civil de SP repassa R$ 2,6 milhões a municípios afetados pela seca no interior
O evento terá como foco a adaptação climática como elemento central na prevenção de desastres e na gestão de emergências, e contará com a presença do governador Tarcísio de Freitas, do coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil, Coronel PM Henguel Ricardo Pereira, das secretárias Natália Resende (Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística) e Laís Vita (Comunicação Social), demais autoridades e palestrantes.
Serão discutidos os impactos das mudanças climáticas e a intensidade dos desastres naturais, orientando o público e os formuladores de políticas sobre a importância de adotar práticas sustentáveis. Ainda no Congresso, será promovida a integração das estratégias de resiliência climática com os planos de resposta a emergências e mitigação de desastres, assegurando uma atuação coordenada e eficaz em situações de crise.
LEIA TAMBÉM: São Paulo ganha radar capaz de detectar eventos meteorológicos extremos a 100 km de distância
O evento também vai orientar parcerias entre agências nacionais e internacionais, ONGs, academia e setor privado, visando compartilhar conhecimentos e práticas recomendadas em resiliência climática. Serão oferecidos workshops e painéis para capacitar os profissionais da Defesa Civil e o público em geral, abordando os desafios das mudanças climáticas e o uso de tecnologias inovadoras na gestão de riscos.
Com a presença de especialistas, formuladores de políticas, representantes de organizações não governamentais, acadêmicos e líderes do setor privado, o evento representa uma oportunidade estratégica para reforçar a atuação da Defesa Civil no estado e compartilhar conhecimento técnico para o enfrentamento coletivo dos desafios impostos pelas mudanças climáticas.