Pirassununga é sede dos treinamentos aos Policiais Militares do 10º BAEP
Devido à integração no município de Pirassununga entre a Polícia Militar do Estado de São Paulo com as Forças Armadas (13º RCMec e AFA), os Policiais Militares do 10º BAEP (10º Batalhão de Ações Especiais de Polícia), unidade de elite da Polícia Militar do Estado de São Paulo, recém criado, localizado na cidade de Piracicaba-SP, realizaram de 23 a 25 e 30 de outubro à 01 de novembro, exercícios de treinamentos integrados de habilitação, qualificação com armamento portátil de grande poder de fogo para fazer frente ao combate ao crime organizado e terrorismo, com utilização dos fuzis calibres 7,62mm e 5,56mm, além de conhecerem a capacidade da metralhadora Mag calibre 7,62mm e a Browning calibre .50.
Enquanto o fuzil calibre 5,56mm é mais leve e apropriado para operar em ambientes urbanos, o fuzil calibre 7,62mm é mais potente e seu projétil capaz de percorrer distâncias mais longas. Trata-se de uma arma de apoio, principalmente para os Batalhões de Choque e para os BAEPs. E quanto à metralhadora Mag calibre 7,62mm e a Browning calibre .50 são armamentos comumente usados pelo crime organizado e necessário conhecer para fazer o enfrentamento e desenvolver técnicas de combate a essas demandas.
Os treinamentos tiveram como instrutores o Capitão PM Neymar, Capitão PM Gonçalves, 1º Tenente PM Nigra e 1º Tenente PM Marina, além do apoio do 13º Regimento de Cavalaria Mecanizado do Exército Brasileiro e do Esquadrão de Segurança e Defesa da Guarnição de Aeronáutica de Pirassununga, que contribuíram de maneira ímpar, tanto nos materiais (armamentos), bem como na utilização das instalações que foram primordiais para o sucesso dos treinamentos.
Participou também dos treinamentos uma equipe da Polícia Civil chefiada pela delegada Doutora Tatiane Cristina Parizotto.
10º BAEP
O 10º Batalhão de Ações Especiais de Polícia será implantado na região de Piracicaba (cobrindo 52 municípios, inclusive Pirassununga), com inauguração prevista para 16 de Dezembro de 2019, contará com três grupos do Canil (um na cidade de Piracicaba e os outros dois em Rio Claro e Sumaré). A estimativa é que a unidade conte com 250 PMs e com o apoio de 30 viaturas.
A previsão é que os trabalhos tenham início em dezembro deste ano. Para isso, os policiais que integrarão os novos batalhões passarão por treinamento padrão “ROTA”, com atividades de patrulhamento tático, gerenciamento de crises, negociação de reféns e busca e localização de artefatos explosivos, tiro tático, policiamento em eventos, operações de choque, policiamento com cães, entre outros.
O Estado conta, atualmente, com nove BAEPs em funcionamento nas cidades, de Campinas, Santos, São José dos Campos, São Bernardo do Campo, Presidente Prudente, São José do Rio Preto, Barueri e zonas leste e central da Capital.
Um dos lemas das tropas especiais é “o treinamento constante para o operacional”.
Texto e Fotos – Comunicação Social da 3ª Cia PM