Pirassununga. Confirmado 1º caso suspeito de coronavírus que passou pela AFA
Atualizado as 21h29 – 27 – 02 – 2020
A Vigilância Epidemiológica de Pirassununga, setor da Secretaria Municipal de Saúde, confirmou em Nota Oficial no início da noite desta quinta-feira, 27, o que portal de notícia reporternaressi.com.br publicou por volta das 11h05 da manhã deste dia em questão, sobre um caso suspeito de coronavírus em Pirassununga/SP, bem como na abertura do programa A Voz do Povo, levado ao ar pela Rádio Piracema FM – 94,7, tendo como apresentador o radialista e jornalista Ademir Naressi, responsável editor do site de notícia.
NOTA OFICIAL
A Vigilância Epidemiológica de Pirassununga confirma que está INVESTIGANDO um caso suspeito de coronavírus. Trata-se de uma mulher de 59 anos, a qual foi atendida no Pronto Atendimento do Hospital da Academia da Força Aérea na data de 26/02/2020 com queixa de coriza e calafrios e histórico de retorno recente de viagem para a Itália. Apesar de não apresentar o quadro característico de febre associado a tosse e esforços respiratórios, foi realizada a notificação do caso em virtude do histórico de viagem para área com transmissão local. Por apresentar um bom estado de saúde geral, não necessitando de internação, a mesma foi devidamente orientada e encontra-se isolada em sua residência, e seguirá em acompanhamento até resolução do caso. Foi realizada coleta de amostra para exame e encaminhada ao laboratório de referência.
Ressaltamos a importância da ampla divulgação e adoção de cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus:
Indivíduos sem sintomas respiratórios devem:
– Evitar aglomerações em espaços fechados; – Manter distância de pelo menos 1 metro de qualquer indivíduo com sintomas respiratórios como, tosse, espirros; – Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool. – Se tossir ou espirrar, cobrir o nariz e a boca com cotovelo flexionado ou lenço de papel, descartar imediatamente após o uso e realizar a higiene das mãos; – Evitar tocar olhos, boca e nariz; – Uso de máscara não é necessário, pois não há evidências disponíveis em sua utilidade para proteger pessoas não doentes.
Indivíduos com sintomas respiratórios devem:
– Usar uma máscara e procurar atendimento médico se apresentar febre, tosse e dificuldade em respirar, o mais rapidamente possível;
O uso de máscaras é uma das medidas de prevenção que limitam a propagação de doenças respiratórias, incluindo o novo coronavírus. No entanto, o uso de uma máscara isoladamente não é suficiente para fornecer o nível adequado de proteção. Usar máscaras quando não indicado pode causar custos desnecessários e criar uma falsa sensação de segurança, que pode levar a negligenciar outras medidas como a prática de higiene das mãos. Além disso, o uso da máscara incorretamente pode prejudicar sua eficácia na redução de risco de transmissão.
EQUIPE DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA DE PIRASSUNUNGA
Veja notícias anteriores deste caso
A Seção de Comunicação Social da AFA já enviou comunicado que segue abaixo da matéria, informando que a mulher não mais estaria na AFA.
Um mulher estaria com suspeitas de Coronavirus, segundo informações da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Pirassununga, que não informou se a mulher seria militar, esposa de militar ou servidora civil retornou de uma viagem da Itália, onde teria apresentado sintomas da doença.
De acordo as informações, a mulher viajou para o norte da Itália.
A área medica da AFA – Academia da Força Aérea -, de acordo com a V.E., órgão vinculado da Secretaria de Saúde de Pirassununga, já estaria tomando todas as medidas que exige o caso.
Nossa reportagem entrou em contato com o Tenente Inforzato, da Seção de Comunicação Social da AFA, que informou não ter ainda chegado a informação para o setor, mas que estaria verificando nos encaminharia uma Nota sobre o caso.
Atendendo aos departamentos de jornalismo da Rádio Pircacema FM – 94,7 e do portal de notícias reporternaressi.com.br, comandados por Ademir Naressi, gentilmente o Tenente Inforzato, da Seção de Comunicação da AFA informou o que segue abaixo:
A situação é a seguinte: uma dependente de um militar nosso apresentou sintomas de gripe. Como ela esteve na Itália recentemente, por precaução, nosso Esquadrão de Saúde decidiu notificar a vigilância epidemiológica.
Mas ela não está aqui na AFA.