Papa Francisco aprovou o decreto de Beatificação de Padre Donizetti de Tambaú
Nesta segunda-feira (8), o Vaticano publicou o anúncio da beatificação do padre mineiro Donizetti Tavares de Lima (1882-1961), a Diocese de São João da Boa Vista, em São Paulo, pôde divulgar qual foi o milagre reconhecido pelo Papa Francisco.
Nesse mesmo dia no Santuário de Nossa Senhora Aparecida aconteceu uma cerimônia na cidade de Tambaú, onde o padre atuou por 35 anos, anunciou que Donizetti seria o responsável pela cura de um menino nascido com pé torto congênito bilateral.
O Papa reconheceu o milagre em favor do menino Bruno Henrique de Oliveira 12 anos, (residente em Casa Branca SP), que foi curado de uma deformidade congênita nas pernas.
“Ele pisava com os pezinhos bem na lateral. Os médicos diziam que era para a gente correr, que era um negócio muito sério, que ele ia passar por muita dificuldade, muita complicação”, afirmou o pai de Bruno, Adriano Hilário de Oliveira.
Em vida, Padre Donizetti intercedeu, segundo a Igreja, para a cura do menino, que passou a andar normalmente. Até o momento da beatificação, as informações sobre o milagre eram mantidas em sigilo.
De acordo com a diocese, o relato do milagre atendeu aos requisitos legais canônicos, pois a cura foi espontânea, completa, duradoura e inexplicável à luz da medicina.
Nascido em Cássia, no Sul de Minas, Padre Donizetti ganhou fama ao assumir a paróquia da cidade de Tambaú, no interior de São Paulo, na década de 1920. Graças ao trabalho dele, assistindo aos doentes, idosos, crianças e mães necessitadas, a cidade se tornou referência no turismo religioso. Pessoas saiam de várias partes do país para conhecer o padre conhecido por ter dons milagrosos.
A data cerimônia de beatificação de Padre Donizetti será agendada em maio, mas a expectativa é que a beatificação ocorra no segundo semestre deste ano, provavelmente em dezembro.
Por Antonio Felippe