Operação Pré-Piracema. PMs Ambientais realizaram palestra e prenderam indivíduo pescando em lugar proibido em Emas
A Polícia Militar Ambiental do Estado de São Paulo, deu início na quinta-feira, 24, até o dia 31 de outubro, uma ação denominada de “Operação Piracema”, que tem como objetivo em levar a conscientização para as pessoas sobre a importância do Defeso no período em que os peixes se procriam e, assim ficam mais fácil para sua pesca.
Assim sendo, como em todo o estado, o Tenente PM Barcellos, hoje, frente do comando da 2ª Cia, com sede em Piracicaba/SP, devido licença do comandante da Unidade, Capitão PM André Mendonça, deu início em ações de conscientizações através de palestras nas cidades que são fiscalizadas pelos 1º, 2º e 3º Pelotões, respectivamente Pirassununga, São João da Boa Vista e Rio Claro, que hoje são comandados pelo Tenente PM Laurindo.
Neste primeiro dia, os Cabos PMs Fernando e Silvério, componentes da viatura A-05204, lotados no 1º Pelotão, realizaram uma palestra na Casa da Agricultura, do município de Santa Cruz da Conceição/SP.
A palestra, como já mencionado, versou sobre o período de Piracema e Instruções Normativas 25 e 26, sendo esclarecido também aos participantes dúvidas sobre incêndios em áreas rurais.
Compareceram produtores rurais, imprensa local e órgãos municipais e estaduais.
Flagrante de pesca em local proibido
Os policiais acima mencionados, após feita a palestra no município santa-cruzense retornaram para a sede do pelotão, quando através do policial administrativo tomaram ciência estavam pescando em local proibido, imagens capitadas através das câmeras de monitoramento.
Os policiais rumaram para o local, logrando êxito em deter um indivíduo em ato de pesca predatória em local proibido, conforme IN 25 do Ibama.
Foram visualizados três indivíduo pescando que ao perceberem a aproximação dos polícias se atiram no Rio Mogi Guaçu e empreenderam fuga pela mata não sendo possível realizar a abordagem de dois dos três indivíduo, sendo possível a detenção de apenas um dos infratores.
Foi realizada a apreensão de um caniço com carretilha com o indivíduo abordado “autor direto” sem o pescado que foi solto por ele antes da abordagem, além de mais dois caniços com duas carretilhas e uma bicicleta marca Trazer objetos esses abandonados no local pelos outros dois fugitivos.
O indivíduo detido foi conduzido até a sede do 1° Pelotão, onde o material foi apreendido e o devido auto de infração ambiental lavrado em desfavor dele que foi flagrado pescando em local proibido.
Por violar o Art. 35 Caput da Resolução SIMA 05/21, foi realizada uma multa no valor de R$ 1.000,00.
Foi realizado o agendamento do Atendimento Ambiental para 12/11/2024.
Os caniços (varas de pesca) e a bicicleta ficaram apreendidos.