Moradores de Santa Cruz das Palmeiras presos em Pirassununga por furto de Laranjas
Sebastião Aparecido Pires Barbosa, 60, motorista, Paulo Teixeira Barbosa, 38, lenhador e Evanildo Gomes dos Santos, 36, lenhador, todos moradores na cidade de Santa Cruz das Palmeiras/SP, foram presos em Pirassununga/SP, na noite de sábado, 28, por furto de Laranjas.
Os guardas civis municipais da GPAR, Albino e Batel, da GCM de Pirassununga, com apoio de outras equipes da GCM, apresentaram os três indivíduos na Central de Flagrantes da CPJ, por furto de Laranjas.
Os homens da GPAR, deslocavam-se pela Vicinal Doutor José Gomes da Silva, sentido ABENGOA, quando avistaram dois veículos um GM/Pick up Corsa, de cor branco, placas de Descalvado/SP e um Fita/Palio, de cor verde, placas de Barueri/SP, parados e próximos deles, três indivíduos em atitudes suspeitas sendo que um dos veículos, o GM/Pick UP corsa, estava carregado com várias caixas de Laranjas.
Diante a fundada suspeita da prática de algum delito, os homens das forças de segurança decidiram por suas abordagens. Abordados e identificados, Paulo Teixeira, Evanildo Gomes e Sebastião Aparecido, sendo efetuada revista pessoal em todos, onde nada de ilícito inicialmente foi encontrado com eles, sendo Paulo proprietário do Fiat/Palio e Sebastião como proprietário do GM/Pick Up Corsa.
Após serem informados de seus direitos, foi perguntado a eles por que estariam fazendo o transbordo das laranjas naquele momento, Paulo e Evanildo disseram que teriam pegado as laranjas na fazenda Colorado 06, que faz divisa de Pirassununga/SP com Aguaí/SP e disseram prestar serviços naquela fazenda podando cerca viva.
Diante da situação os GCMs indagaram sobre as Laranjas, tendo então Paulo e Evanildo confessado que haviam subtraído pouco antes as frutas sem autorização de algum encarregado da fazenda.
Em seguida, os GCMs, em conversa com Sebastião este veio a dizer que estaria comprando as caixas de Laranjas, num total de 27 caixas com mais 04 sacos de Laranjas, pelo valor de R$ 30,00 (Trinta Reais) cada caixa.
Com o apoio de outras guarnições da GCM, foi feito contato com o representante da referida Fazenda, onde foi confirmado o furto. Diante dos fatos deram voz de prisão a Paulo e Evanildo por furto qualificado e a Sebastião por receptação os quais foram detidos.
Após passarem por exame de corpo delito no Pronto Socorro, os três indivíduos foram conduzidos para a Central de Flagrantes da CPJ de Pirassununga/SP,
Os três indivíduos foram ouvidos e confessaram os fatos, assim sendo, o delegado de polícia de plantão, Dr. Marcelo Marques de Oliveira, formar seu juízo de convicção entendeu por ratificar a voz de prisão anteriormente dada pelos GCMs, a Paulo e Edivaldo por furto qualificado art. 155 § 4° inc. IV e a Sebastião pelo crime de receptação art. 180 do CP.
O delegado de polícia arbitrou fiança no valor de R$ 3.000.00, para cada um dos indivíduos presos, sendo que somente Sebastião recolheu o valor, sendo liberada a princípio para responder ao crime em liberdade, já, Paulo e Evanildo, não pagaram a fiança e seguiram para a Cadeia Pública de Limeira.
Os veículos Fiat Palio e GM/Pick Corsa foram entregues a familiares dos envolvidos e não foram apreendidos. As Laranjas e demais objetos foram exibidos e apreendidos em auto próprio e, em seguida restituídos ao representante da Fazenda Colorado.