Louvação à Iemanjá 2017. Mais Força, mais Vida!
Texto e Fotos – Teia Camargo
Sexta-feira, 08 de dezembro, numa noite linda, na prainha, em Cachoeira de Emas, Pirassununga, tivemos a alegria de festejar a 9ª Louvação à Iemanjá, Rainha das Águas, Orixá mais conhecido no Brasil.
Esse ritual é uma tradição cultural e religiosa, resgatada em Pirassununga por Mãe Idalina (in memorian), Matriarca e Sacerdotisa do Templo Tupinambá. Atualmente, Pai Luiz está à frente dessa Instituição, que esse ano teve a alegria de receber outros Templos Umbandistas: Casa de Caridade Nanã Buruquê, Templo Espírita Caboclo Flecheiro, Templo de Umbanda Vovô José de Aruanda e Caboclo Pena Branca de Pirassununga, Templo Casa dos Orixás – llê Asè Esù Elegbara, de Jaguariúna e Templo de Umbanda Guerreiros da Luz, de Santa Cruz da Conceição, recebam nosso agradecimento, e tenham a certeza de que estamos juntos para fortalecer a nossa Umbanda.
Temos um outro agradecimento especial a fazer! Contamos com a participação do Professor de Processos Fotográficos Rafael Habermann, da ETEC Escola Técnica Paula Souza, de Leme e seus alunos: Renata Braga e Sérgio Henrique, que produziram as fotos belíssimas dessa Louvação à Iemanjá 2017, recebam nossos agradecimentos e boas vindas! Agradecemos também, a Secretarias de Cultura e Turismo pela parceria de quase uma década, a Polícia Militar e Guarda Municipal por todo apoio!
O Templo Tupinambá, entidade que vem promovendo a Louvação nos últimos nove anos, tem na Umbanda e no Culto Tradicional Yorubá, sua principal base e referência religiosa e cultural.
Nesses últimos anos, muita coisa vem mudando, e a Louvação à Iemanjá vem crescendo e ganhando novos adeptos e simpatizantes.
O principal objetivo dessa festa, é promover a Cultura de Paz, promovendo ações públicas como essa que traz de forma transparente, a tradição religiosa ao Orixá Iemanjá, divindade que é a mais conhecida no Brasil e popularmente conhecida como “Rainha das Águas”, aquela que cuida da boa espiritualidade,que faz com que o homem tenha boa cabeça, boa saúde psicológica, emocional, espiritual. Iemanjá também é conhecida como a “Grande Mãe”, protetora da família, que traz prosperidade e fraternidade, que desenvolve a paciência, a compaixão, a tolerância, disse Pai Luiz, na abertura da solenidade.
“Quero também agradecer ao Presidente da Câmara Municipal de Vereadores, que esteve presente nesse evento e recebeu de todos nós, a proposta de Projeto de Lei para a criação do Dia de Iemanjá. Vereador Léo, confiou ao Senhor esse pedido e conte conosco para transformá-lo em realidade”, concluiu o Sacerdote Pai Luiz.
A Louvação deixou em todos nós momentos inesquecíveis! O passe religioso que encantou e emocionou quem passou por lá, crianças cantando e dançando, e tantas rosas brancas oferecidas à Iemanjá, deixando as águas do Rio Mogi Guaçu mais brilhantes e cheias de amor e esperança de um mundo melhor, de uma cidade melhor, de pessoas melhores.
Importante ressaltar um detalhe: somente rosas brancas foram ofertadas, como vem acontecendo nos últimos anos, nada que polua ou degrade o meio ambiente, e é assim que vamos seguir louvando Iemanjá e a Natureza. Para finalizar, “que Iemanjá continue abençoando nossas vidas, que nossos laços religiosos e culturais sejam fortalecidos e ampliados.
Muito obrigado a todos vocês e a comunidade de Cachoeira de Emas que abraçou o evento com imenso carinho. Até 2018! Finalizou o Sacerdote Pai Luiz. Serviço: O Templo Tupinambá realiza orientação espiritual gratuita a comunidade, toda quinta-feira, às 20h, na rua Duque de Caxias, 147, Centro. Informações: (19) 9.9237 2508, Amanda. Acompanhe as novidades pelos canais do Templo Tupinambá * Facebook: Templo Tupinambá, Pirassununga-SP * Youtube: Templo Tupinambá, Pirassununga-SP * E-mail: [email protected] Confira o álbum completo de fotos e vídeos na página do Templo Tupinambá e em nosso canal no Youtub