Leme tem programação extensa para a Semana Mundial do Meio Ambiente
“NOSSA TERRA. NOSSO FUTURO. NÓS SOMOS A #GERAÇÃORESTAURAÇÃO”
A Prefeitura do Município de Leme, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, informa sobre a Semana Mundial do Meio Ambiente.
A Semana Mundial do Meio Ambiente, acontece sempre nos dias que antecedem o dia 05 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente.
A data foi criada em 1972, durante a Conferência de Estocolmo para o Ambiente Humano, promovida pela ONU (Organização das Nações Unidas), que reuniu 113 países, além de 250 organizações não governamentais, para discutir os impactos da ação humana na natureza e os riscos para sua sobrevivência.
O Dia Mundial do Meio Ambiente é o principal meio das Nações Unidas sensibilizar as pessoas e promover a ação mundial em prol do meio ambiente. Celebrado anualmente desde 1974, tornou-se também uma plataforma vital para estimular progressos nas dimensões ambientais dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Sob a liderança do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), mais de 150 países participam da comemoração a cada ano. Grandes corporações, organizações não governamentais, comunidades, governos e celebridades de todo o mundo adotam esse marco do Dia Mundial do Meio Ambiente para defender causas ambientais.
Semana Mundial do Meio Ambiente 2024
O Reino da Arábia Saudita, anfitrião do Dia Mundial do Meio Ambiente 2024, e o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) lançaram campanha para combater a desertificação, restaurar a terra e desenvolver a resiliência à seca antes das comemorações globais do dia 5 de junho, na capital do país, Riad.
“Agora é a hora de agir de acordo com os compromissos para prevenir, deter e reverter a degradação dos ecossistemas”, disse Elizabeth Mrema, diretora-executiva adjunta do PNUMA, lançando a campanha global em um evento da Semana Ambiental da Arábia Saudita (Saudi Environment Week) em Riad.
“Somos a primeira geração a compreender plenamente as imensas ameaças à terra e podemos ser a última a ter a chance de reverter o curso da destruição. Nossa prioridade agora deve ser a restauração dos ecossistemas – o replantio de nossas florestas, o reumedecimento de nossos pântanos, a revitalização de nossos solos”, acrescentou.
De acordo com a Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação, até 40% das terras do planeta estão degradadas, afetando diretamente metade da população mundial e ameaçando cerca de metade do PIB global (US$ 44 trilhões). O número e a duração das secas aumentaram em 29% desde 2000 – sem uma ação urgente, as secas podem afetar mais de três quartos da população mundial até 2050.
A restauração de terras é um pilar fundamental da Década das Nações Unidas para a Restauração de Ecossistemas (2021-2030), um apelo para a proteção e a revitalização de ecossistemas em todo o mundo, o que é fundamental para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
2024 marcará o 30º aniversário da Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação. A décima sexta sessão da Conferência das Partes (COP 16) da Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação (UNCCD) será realizada na capital saudita, Riad, de 2 a 13 de dezembro de 2024.
(fonte: United Nations Environment Programme https://www.unep.org/pt-br)
Dia Mundial do Meio Ambiente – 05 de Junho
A comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente visa à conscientização das pessoas e entidades diversas para a necessidade de uma visão sistêmica sobre o meio ambiente e a importância da garantia da conservação dos seus recursos.
Observamos diariamente o quanto são visíveis às mudanças climáticas em função da alteração do ambiente natural e a interferência do ser humano nesse meio, sem a preocupação de possíveis consequências irreversíveis dos problemas ambientais causados, podendo acarretar na escassez de recursos naturais fundamentais para a vida no Planeta e até mesmo o esgotamento de recursos não renováveis.
Sendo assim, espera-se que as sociedades mundiais se informem sobre os impactos do homem sobre o meio ambiente e adquiram uma postura mais consciente sobre o uso de recursos e suas ações, desde as mais simples, como jogar o lixo em locais adequados e outras pequenas ações que, se somadas, podem fazer a diferença no final. Além disso, são esperadas ações das entidades governamentais e privadas no sentido de proteger e preservar cada vez mais o meio ambiente e os recursos naturais.
A Secretaria do Meio Ambiente elaborou uma programação voltada para a Semana Mundial do Meio Ambiente 2024, no Parque Ecológico Mourão de 05 a 09 de junho:
Dia 05 de junho – quarta-feira
07h: meditação – Sérgio Sacchi
08h: meditação – Sérgio Sacchi
Dia 06 de junho – quinta-feira
07h30: Taishi – Tiago Santana
09h: Produção de Mudas – Gaia Urbanismo
Dia 07 de junho – sexta-feira
08h30h: Educação ambiental: poluição da água e do solo – Maria Cristina Faracini – SAECIL
10hh: Conhecimento sobre Separação e Destinação de Materiais recicláveis e orgânicos – RECICLALEME.
Dia 08 de junho – sábado
08hh: Observação de Aves – Jean Doniseti Bortolucci e Juliano Sapatin – E.E. Maria Joaquina de Arruda
10h: Palestra: Gestão de Resíduos e a importância da coleta seletiva para a preservação dos oceanos – Natália Fior
10h às 13h: Ofinica Pintura com pigmentos naturais – Escola de Artes EFA – Fábio Andrade
13h: Workshop : Artes com elementos da natureza – Karla Nouless
Dia 09 de junho – domingo
09h: Aula de MMA – Rodrigo Garage
Durante toda a semana também estará disponível no Parque Ecológico:
Exposição de fotos e materiais desenvolvidos pelas escolas do município;
Distribuição de mudas;
Ponto de Entrega Voluntária – pilhas, baterias, eletrônicos e materiais recicláveis – ficará permanente após a Semana do Meio Ambiente;
Os visitantes poderão fazer doações de ração para cães e gatos.
Informações adicionais podem ser adquiridas na Secretaria Municipal do Meio Ambiente, localizada na Rua Dr. Armando de Sales Oliveira, 1085 – 2º andar, Centro, ou através do telefone (19) 3097-1000 ramal 1008.
Secretaria de comunicação social – Prefeitura do município de Leme
/