Leme recebe mais uma unidade do ECOvabra, que unifica a coleta seletiva no Covabra Supermercados
A loja do Centro é a segunda da cidade a receber o projeto, que será ampliado para outras cidades até o final do ano
Setembro, 2024 – Preocupado em transformar a maneira como os clientes lidam com a geração de resíduos sólidos, o Covabra Supermercados ampliou o projeto ECOvabra em Leme, com a instalação do ponto de coleta na loja Centro. Com isso, as duas unidades da rede na cidade (Centro e Barra Funda) passam a contar com um espaço adequado para descarte de plástico, vidro, metal, cápsulas, pilhas, baterias e lâmpadas, dando um destino correto e sustentável aos itens.
O projeto unificado de coleta seletiva da rede, o ECOvabra, foi criado para auxiliar a população a descartar corretamente produtos recicláveis e está em funcionamento, também em Vinhedo (Centro) em Sumaré, no Centro de Distribuição do Covabra Supermercados.
“Em algumas lojas, o Covabra já contava com um ponto de coleta, em parceria com a New Age Bebidas, além de outros equipamentos para a coleta de lâmpadas e pilhas. Pensando em ampliar a reciclagem e contribuindo com a destinação adequada do lixo, a rede decidiu unificar, criando o ECOvabra, um ponto único com comunicação proprietária para arrecadar todos os itens: plástico, vidro, metal, cápsulas, pilhas, baterias e lâmpadas”, detalha Jacqueline Tavares, gerente de marketing do Covabra Supermercados.
A previsão é que, até o final do ano, as lojas de Pirassununga, Rio Claro, Limeira, Itatiba, Campinas, Capivari, Pedreira e Jundiaí tenham um ponto do projeto. A ação permanente visa conscientizar os clientes sobre a importância do descarte correto das embalagens e ajudar a diminuir o desperdício de recursos naturais e a reduzir a poluição na atmosfera, além de alimentar a economia circular.
Segundo um estudo realizado pelo Fundo Mundial para a Natureza (WWF), cada brasileiro produz, em média, 1 kg de lixo plástico por semana. São 11 milhões de toneladas de lixo plástico por ano no Brasil. Quando o assunto é reciclagem, a situação preocupa: o país está na lanterna, reciclando somente 4% do que é produzido, segundo dados da International Solid Waste Association (ISWA).
A logística reversa é feita em parceria com a New Age Bebidas, responsável por recolher e pesar os resíduos e, posteriormente, dar a destinação correta aos materiais coletados no ponto de entrega voluntário, o ECOvabra. Os itens podem ser descartados como estão, exceto as cápsulas de café, que precisam estar sem líquido ou borra muito úmida.
Sobre o Covabra
Com mais de 35 anos de história, a rede de Supermercados Covabra (Comercial Varejista Brasileira Ltda.) teve sua primeira loja fundada em Limeira, interior de São Paulo. Na época da inauguração, em 1989, se destacou por ter implantado um novo conceito de supermercados para a região e por ter sido o supermercado pioneiro a investir na tecnologia de leitores ópticos em todos os seus caixas. Desde então, a marca não parou de investir e evoluir. Em 2017, a marca inaugurou seu primeiro Centro de Distribuição em Sumaré/SP, em um espaço de 13 mil metros quadrados de área construída. Sempre oferecendo as melhores instalações com grande variedade de produtos aos seus clientes, hoje, a rede conta com 19 lojas e está presente em 11 cidades do interior paulista (Campinas, Capivari, Itatiba, Itupeva, Jundiaí, Leme, Limeira, Pedreira, Pirassununga, Rio Claro e Vinhedo), empregando mais de 3.400 funcionários.