Jovem e Adolescentes detidos por pichações em Santa Cruz da Conceição
De acordo com o boletim de ocorrência registrado as 10h00 na Polícia Judiciária de Santa Cruz da Conceição/SP, na noite de domingo, 12, aconteceu uma pichação na Escola Estadual Dr. Luís Narciso Gomes, localizada na rua Dr. Jorge Tibiriçá, região central e na quadra Poliesportiva localizada no bairro Angela Maria Remédios, com frases diversas.
Em uma “operação” deflagrada pela Polícia Militar e da Guarda Civil Municipal da cidade, isto durante a segunda-feira, 13, lograram êxito em encontrar a lata de Spray. Verificando o lote do produto, os policiais chegaram ao local onde a mesma foi adquirida, assim, rapidamente os homens das Forças de Segurança chegaram até o suspeito, um adolescente de 16 anos, morador no Jardim Angela Maria, o qual foi encaminhado para a Polícia Civil Judiciária da cidade de Santa Cruz da Conceição.
Após ser ouvido pelo policial civil Rogério, o adolescente acabou confessando o crime e entregando os demais membros do bando que participaram do ato de vandalismo.
Os homens das Forças de Segurança retornaram à rua, onde lograram êxito em abordar e deter outros participantes, menores de idade e um adulto, sendo encontrados nos bairros Alto das Aguas, Angela Maria, Centro e na Zona Rural.
De acordo com a polícia, enquanto que policiais militares e guardas civis municipais estavam em busca dos demais envolvido, o adolescente detido teria dito em depoimento tomado pelo policial civil Rogério de que foi coagido pelos demais infratores menores e pelo maior a pichar a escola. Disse também, segundo a polícia, um dos adolescentes da Guangue, também um adolescente de 16 anos, morador na região central da cidade o seguiu para certificar se ele cumpriria a determinação do grupo que era de pichar a Escola e que, se não fizesse a pichação exigida, sofreria consequências físicas graves. O adolescente teria dito que o grupo iria indicar os locais e as palavras a serem escritas na pichação.
O delegado titular de Polícia Judiciária do município, Tabajara Zuliani dos Santos, registrou um RDO, por ato infracional contra o meio ambiente, consistente em pichar, grafitar ou por qualquer meio conspucar edificação ou monumento, além de dano ao patrimônio público, (art. 163 do Código Penal).
Com relação aos demais adolescentes, aqueles que teriam ameaçado o adolescente confesso a praticar o ato de pichação, sob pena de assim não agindo sofrer consequências sérias em sua integridade física, foram todos identificados e responderão por ato infracional de ameaça (art. 147 Código Penal). Já o maior de idade, também identificado, responderá pelo crime de ameaça, podendo ser denunciado em crime Corrupção de Menor e até mesmo formação de bando ou quadrilha.
Também, o jovem responderá por porte de entorpecente, pois, durante sua detenção, policiais militares encontraram um cigarro de maconha pronto para o consumo.
O Conselho Tutelar, através de suas representantes Cristiana e Marisa acompanharam a ação da polícia.
Na “operação” participaram os policiais militares Massaferro e Evandro o os guardas civis municipais Clodoaldo e Miranda.