Jean Carlo, gerente do Supermercado Super Serv completou sua 10ª Maratona
Natural da cidade de Fortaleza/CE, mas que carrega no coração o Estado do Amazona, o hoje gerente do Supermercado Serv Mais, Loja da cidade de Pirassununga/SP, Jean Carlo Nogueira, participou de sua 10ª Maratona no Estado do Rio de Janeiro/RJ, neste último final de semana, onde, no dia 2 participou da Maratona de 21 km e no domingo, 3, da Maratona de 42 km.
Em 21/07/2008, ninguém, nem eu mesmo, acreditava no que aconteceria comigo daquele dia em diante, vida! Quase 200 kg (196 kg especificamente), Obesidade mórbida, pressão alta, articulações comprometidas, sedentário, estressado, enfim, uma bomba prestes a explodir! Mas, acho que DEUS me deu uma última chance. ELE não desistiu de mim!
O relato que abaixo iremos ver é de autoria de Jean Carlos, que pela 1ª vez autoriza sua publicação num órgão de imprensa e, espera fazer um Livro desta sua vida
A decisão de mudar
No começo a dificuldade da dieta, a desconfiança dos mais próximos, as tentações, tudo parecia conspirar para que eu desistisse! Você passa a ter apenas DEUS, sua família e alguns poucos amigos ap lado! Engraçado que aos poucos, muito lentamente, a evolução e a mudança vão sendo perceptíveis a todos! De humilhado você passa a ser respeitado!
Não é um caminho fácil, pelo contrário, é doloroso, sacrificado, até porque, nessa trajetória não houve cirurgia, remédios milagrosos, chás poderosos, shakes, nada! Somente reeducação alimentar, atividades físicas, acompanhamento de anjos transformados em Nutricionistas, Coachs e Educadores Físicos! Mas posso garantir, não é o mais suave dos meios, mas é o mais prazeroso!
Muita coisa aconteceu nesse tempo! Altos (poucos) e baixos (muitos) da vida sempre interferem nas suas escolhas. Uma grande tragédia me abalou muito que foi a perca de minha mãe! Quase voltei ao fundo do poço, mas felizmente mantive a fé e procurei seguir o foco de levar uma vida mais saudável!
Toda decisão implica necessariamente em agradar e desagradar alguém! Muitas vezes abri mão de alguma coisa, algumas pessoas, inclusive! Errei também com essas pessoas, e esse é um momento de pedir desculpas! Se estiverem lendo, espero que me perdoem! Sou humano, não sou perfeito!
Agora posso ter um corpo diferente, mudei por fora, mas a essência, o interior, continuam os mesmos! Talvez isso explique um pouco o motivo de nunca ter desistido, apesar de em alguns instantes ter sofrido bastante com injustiças! Ser do bem, fazer o bem, sempre atrai coisas boas e principalmente, pessoas boas para o seu convívio!
Conheci o Muay Thai, a Arte das Oito Armas, me apaixonei pelo esporte! Busquei conhecimento, evolução! Ainda não estou no patamar que almejo, mas continuo na busca! A essência sempre vai ser de um Nak Mauy.
Comecei a correr! 5 km, 10 km, 21 km, 25 km, Maratona!
Foram até hoje, nove raios que caíram em diversas partes desse imenso planeta. Imaginem um ser humano com 1,92m carregar 115kg de massa por 42kms, é o mesmo que o cair de um raio duas vezes no mesmo local. Foram chegadas épicas, emocionantes, doloridas e triunfantes. A maior alegria, sem dúvidas foi cruzar o portão de Brandemburgo. A única construção capaz de resistir ao bombardeio de duas guerras mundiais. Sem dúvidas o maior símbolo de resiliência que eu conheço. De repente, o menino da Vila Ventura, de infância e adolescência simples, de juventude e vida adulta reclusa e mascarada no mundo da obesidade, tornava-se um Major Marathoner, um corredor de uma das seis maiores provas do planeta, a mais rápida das Maratonas. Corri a prova que teve o segundo melhor tempo da história, apenas com cinco segundos de diferença para o recorde mundial. Estava lá. Vivi esse momento! Fiz parte. De repente sentado no Teargarten, de frente pro Parlamento Alemão, um filme passou na minha cabeça A família, os mestres, os amigos, os colegas que acompanham a trajetória. Por que eu Senhor? Que missão é essa? O que foi que eu fiz aqui hoje? Longe de tudo, de todos, sem conhecer ninguém, sem falar o idioma? Eu, Senhor? Por que Eu? Não encontrei até hoje, as respostas para meus questionamentos, porém, a vida segue, impreterivelmente, segue.
Vieram mais raios, são nove hoje e com o décimo programado para cair brevemente em Junho, no Rio de Janeiro, onde tudo começou. São nove Maratonas. Nove momentos indescritíveis para quem não teve a oportunidade de viver essa experiência e que não precisa de explicações para quem já esteve lá.
Para coroar toda essa reviravolta, Em 12/11/18, cometi a sandice maravilhosa de correr por 8 horas seguidas em percurso de 1,3Km, na cidade de Manaus, prova a qual totalizei 56Kms, me tornando assim, ULTRAMARATONISTA.
Agradeço a DEUS por tudo o que me aconteceu. Toda honra e toda glória ao Senhor dos Exércitos. Pela força e suor do meu trabalho, o EUTROCÍNIO, consigo, a duras penas, contar com uma equipe fantástica de profissionais que me apoiam, uma mulher fantástica ao meu lado e ajuda imprescindível da minha família, tenho a oportunidade e riqueza de me proporcionar essas experiências!
Por fim, aqueles que eu não pude ajudar mais, seja por minha incompetência, por falta de preparo, falta de tempo, distância, minhas humildes e sinceras desculpas! Aos anjos que me ajudaram até aqui (alguns deles imprescindíveis. RIBEIRO, MÁRIO, HUGO, SAGAT, FABRÍCIO, BENTINHO, LUANA, AACP, PAPA LÉGUAS, HAYEK, REBOOL, ON FIT, EDIANE), meu maior, melhor e mais sincero Muito Obrigado!
See You In Rio.
O SELO X, tão falado e esperado está prestes a se tornar realidade!
10 MARATONAS
Ainda não tenho noção do que isso significa ou representa, mas com certeza, será mais um momento histórico.
Que o bom DEUS permita mais esta conquista.
Vem Com MONSTRO em busca do selo X.
UM VENCEDOR JAMAIS ESTACIONA!
MONSTRO
Das Maratonas
10 MARATONAS (42.195m)
26/07/15 – Rio de Janeiro
11/10/15 – Buenos Aires
03/04/16 – Santiago do Chile
31/07/16 – São Paulo
26/09/16 – Berlin (Six Major)
09/04/17 – São Paulo
18/06/17 – Rio de Janeiro
15/10/17 – Buenos Aires
08/04/18 – São Paulo
03/06/18 – Rio de Janeiro
1 ULTRAMARATONA
56km – 08:08:45
12/11/17 – Manaus