Grupo Regional da Vila no Festival Zequinha de Abreu em Santa Rita do Passa Quatro
Grupo Regional da Vila participa do Festival Zequinha de Abreu em Santa Rita do Passa Quatro com o show “Caminhos do Nosso Choro: o choro paulista”
Evento começas às 12h30 na feira do produtor, no próximo sábado, 14, com show gratuito na Praça Zequinha de Abreu às 14h
Dia 14 de setembro, às 14h, o grupo de choro Regional da Vila apresenta o show “Caminhos do Nosso Choro: o choro paulista” na praça Zequinha de Abreu, em Santa Rita do Passa Quatro. A apresentação é gratuita e faz parte da programação do tradicional Festival Zequinha de Abreu.
Formado por Eduardo Pereira (cavaquinho), Gabriel Peregrino (pandeiro), Guilherme Sakamuta (bandolim) e Maurício Guil (violão 7 cordas), o repertório traz 12 obras autorais, com concepção musical que entrelaça elementos emblemáticos da linguagem do choro, em uma combinação instrumental que, ao longo da história foi apelidada de conjunto regional. O grupo traz para o palco a valorização do passado que reverbera o futuro da tradição do choro para as próximas gerações.
Uma realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas, o show é parte do projeto “Caminhos do Nosso Choro: o choro paulista” que entrega ainda 3 mini-documentários em formato de podcast, 3 rodas de choro abertas ao público e 3 oficinas de choro para jovens alunos da rede pública de ensino em cidades de São Paulo. Para acompanhar toda programação do projeto, siga o @regionaldavila nas redes sociais. Todos os episódios tem previsão de lançamento no segundo semestre deste ano, no canal do Regional da Vila nas principais plataformas digitais.
O Festival
O Festival Zequinha de Abreu acontece sempre no mês de setembro desde 1961 em homenagem ao nascimento do compositor santa-ritense José Gomes de Abreu (19/09/1880). Eventos artístico-culturais e educativos, com a participação de diversos artistas, locais e de outras regiões compõem a programação do festival, além dos concursos e desfiles do campeonato estadual de fanfarras e bandas, promovido pela federação das fanfarras e bandas do Estado de São Paulo. Este ano o Festival Zequinha de Abreu completa 63 anos de história.
PODCAST
Os 3 mini-docs em formato de podcasts trazem uma narrativa que busca difundir a história do choro paulista de forma cronológica. No primeiro episódio é abordado a obra de dois pioneiros do gênero: Zequinha de Abreu, nascido em Santa Rita do Passa Quatro, e Bonfiglio de Oliveira, natural de Guaratinguetá. O segundo episódio traz a obra de dois violonistas de destaque na história da música brasileira: Dilermando Reis e Sérgio Belluco. E o terceiro e último episódio, tem como temática os capítulos mais recentes do choro paulista, com obras de Nailor Proveta, Alessandro Penezzi, Lucas Arantes e Victor Casagrande. Em cada episódio, além de muita história, há ainda músicas interpretadas pelo grupo Regional da Vila.
Episódio I – Zequinha de Abreu & Bonfiglio de Oliveira – Os pioneiros
Neste episódio são homenageados dois compositores nascidos no final do século XIX. Através de suas trajetórias, este episódio desenha um panorama da vida musical do Brasil e, mais especificamente, do estado de São Paulo no fim do século XIX e início do século XX.
Episódio II – Dilermando Reis & Sérgio Belluco – Os violonistas
No segundo episódio o destaque é para a importância do violão na cultura brasileira. Ao abordar a obra de Sérgio Belluco, o grupo busca mostrar a atuação de Belluco como professor, disseminando a música e influenciando diversos músicos que vieram posteriormente. Na segunda parte deste mesmo episódio, Dilermando Reis aparece como um dos artistas que ganhou destaque nacionalmente através da música instrumental e da interpretação do violão solo.
Episódio III – Nailor Proveta, Alessandro Penezzi, André Ribeiro, Lucas Arantes & Victor Casagrande – Os contemporâneos
No último episódio, os últimos momentos da história do choro no interior paulista, até o ano 2000 e, a partir dos anos 2000, o intenso crescimento no movimento do choro no Estado de São Paulo, com a realização de diversos festivais, oficinas e concursos. Essa efervescência tem intensa relação com a obra dos compositores homenageados.
Regional da Vila
Formado em 2017 por alunos do curso de música popular da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), o grupo de Choro Regional da Vila surge com a proposta de promover e divulgar o choro pela cidade de Campinas e pelo interior do Estado de São Paulo. Formado por Eduardo Pereira (cavaquinho), Guilherme Sakamuta (bandolim), Mauricio Guil (violão 7 cordas) e Gabriel Peregrino (pandeiro), o grupo resgata o repertório da música popular brasileira, revivendo compositores e intérpretes da tradição e modernidade do Choro, tais como Ernesto Nazareth, Pixinguinha, Jacob do Bandolim, Waldir Azevedo, Izaias Bueno e Garoto. Sua estreia foi em 2018, participando do programa radiofônico mensal “Caminhos do Choro”, transmitido pela rádio Unicamp. Neste programa, o grupo homenageou diversos compositores e intérpretes do Choro por gravações ao vivo e de uma pesquisa acerca da literatura sobre a linguagem do Choro no Brasil.
Ficha técnica
Eduardo Pereira da Costa – músico e pesquisador
Gabriel Peregrino – músico
Guilherme Saka – músico e técnico de mixagem
Ju Kaneto (Caju Cultura) – produção executiva
Karime Ribeiro – assessoria de imprensa
Mário Porto – técnico de som
Maurício Reis Guil – músico e pesquisador
Miguel Von Zuben – coordenador de comunicação
SERVIÇO
Dia – 14/09 (sábado)
Hora – 14 horas
Local – Praça Zequinha de Abreu | Avenida Severino Meirelles, s/n, centro – Santa Rita do Passa Quatro – SP
Classificação indicativa – Livre
Entrada gratuita
Foto – Juliana Hilal