GCMs de Pirassununga prende suspeito de envolvimento com o tráfico de drogas
O jardineiro Josenildo RF, 25, morador no Cerrado de Emas/Pirassununga/SP, foi preso em flagrante por tráfico de drogas por volta das 19h30 da noite desta terça-feira, 14, pelos guardas civis municipais Edmilton e Bercke, por envolvimento com o tráfico de drogas.
De acordo com a GCM, há tempos estavam recebendo informações dando conta de que o suspeito conhecido como “Nildo” estava traficando na via pública, informações estas compartilhadas com a chefia da investigação da Polícia Civil Judiciária, quando então resolveram intensificar o patrulhamento na região onde “Nildo” mora e por volta das 19h30, ao adentrarem na Rua Santa Ciara onde está situada a sua casa o avistaram em frente a sua residência entregando algo a outro indivíduo.
Ao perceberem a presença da viatura, tanto “Nildo” como o indivíduo que estava em contato com ele saíram correndo, cada um tomando rumo diferente. “Nildo” jogou algo ao chão e logo adentrou no quintal de sua casa, se dirigindo aos fundos do terreno, onde foi visto jogando algo para o outro lado do muro onde fica uma Chácara. Após ser finalmente abordado, um dos guardas pulou o muro e recuperou o que ele havia jogado, constatando que se tratava de um envolto plástico contendo dez pedras de cocaína em forma de crack e três microtubos plásticos contendo cocaína. Na frente da casa, os guardas constataram que o que ele havia jogado ao chão era uma pedra de crack.
Na posse dele havia R$ 69,00 em dinheiro e seu aparelho de telefonia celular. Em seguida, diante da clara situação flagrancial e havendo fundadas suspeitas de que ele poderia estar armazenando mais drogas, os guardas adentraram em sua residência, onde na cozinha, em cima do forno micro-ondas localizaram uma caderneta contendo manuscritos que claramente faziam alusão ao controle de venda de drogas.
Foi localizado ainda, mais R$ 502,00 reais e algumas embalagens plásticas.
Segundo os guardas, apesar de vasculharem as imediações, o indivíduo que estava em contato com “Nildo” fugiu, não sendo possível até o momento a sua identificação. Ainda segundo os guardas, ao ser questionado, o suspeito teria confessado que estava traficando. Em nenhum momento ele ofereceu resistência, mas devido a sua tentativa de fuga anterior, fizeram o uso de algemas para conduzi-lo.
Após exames médicos cautelares, “Nildo” foi levado para o plantão da PCJ, onde constatou-se que o mesmo já foi preso anteriormente pelo mesmo crime. Em seu interrogatório, o indiciado alegou inocência.
Diante aos fatos e, diante o artigo 140 da Constituição do Estado de São Paulo e Lei nº 12.830/13, em uma apreciação técnico jurídico dos fatos e das versões apresentadas pelos guardas municipais, entendeu que há indícios de que a droga encontrada com o indiciado seria destinada à venda, haja vista as circunstâncias de sua prisão e a relevante quantidade de crack já fracionada, o que configura o crime de tráfico de drogas (artigo 33 “caput” da Lei nº 11.343/06), o delegado João Fernando Batista ratificou a voz de prisão dadas pelos guardas civis, sendo “Nildo” conduzido para a Central de Vagas de Pirassununga, onde aguarda por audiência de custódia.