Ex-Prefeita Cristina responderá criminalmente por Calúnia e Difamação
A ex-prefeita Cristina Aparecida Batista, 51, de Pirassununga/SP, deverá responder por crime de Calúnia, artigo 138 e, por Difamação, artigo 139, ambos do Código Penal Brasileiro.
O registro da ocorrência ocorreu as 15h47 desta segunda-feira, 28, no plantão do 1º DP, da Central de Polícia Judiciária de Pirassununga, tendo como vítima, o atual secretário de governo, o contabilista Luiz Carlos Montagneiro Filho, 44.
Após a ocorrência, o secretario Montagneiro Filho foi ouvido em Termos de Declarações.
Montagneiro Filho, disse que no último dia 23 de agosto, participou de um programa de Rádio, onde, um dos assuntos abordados foi acerca da ‘carreta’ para realização de exames em crianças estudantes da Rede Pública de Ensino do município, onde em um momento de emoção falou de seus próprios filhos.
Montagneiro Filho, de acordo com o secretário, a ex-prefeita Cristina Batista, distorceu sua fala, tanto numa emissora Rádio, bem como em suas redes sociais, tentando jogar mulheres que não tem filhos contra sua pessoa.
O secretário disse que no domingo, 27, várias autoridades locais publicaram em suas redes sociais a ‘carreta’ que está realizando os exames de mamografias, onde em uma brincadeira colocou uma foto do cão ‘caramelo’, dizendo que o cão era contra a carreta, sendo que agora seria a favor.
Montagneiro Filho ressaltou que momentos antes de sua publicação, a ex-prefeita Cristina fez uma publicação na rede social (facebook), informando que ele estava sendo racista em relação ao vereador Wellington, pois teria se utilizado da fotografia dele, colocando um cachorro em seu lugar, dizendo que a fotografia não era pessoa do vereador em questão, pois, outras autoridades já haviam postados imagens semelhantes.
Diante da situação, o secretario entrou em contato com o vereador Wellington pelo Whatzapp, explicando que se tratava de uma brincadeira, pois, estavam aparecendo “muitos pais” da campanha.
Luiz Montagneiro deixou claro em sua declaração, bem como durante entrevista no Jornal da Tarde, da Rádio Nativa FM, na segunda-feira em questão que possuiu muitos amigos negros, sendo que nada tem contra as pessoas negras, muito pelo contrário.
Por fim, o secretário se manifestou o interesse de representar criminalmente contra a ex-prefeita Cristina.
Dos fatos
A ex-prefeita, acompanhada de sua irmã vereadora Luciana e do vereador Wellington, estão se manifestando que eles, com apoio de um certo deputado foram os autores da solicitação da vinda da carreta “Mulheres de Peito”.
Na realidade um documento deixa claro que estes estão ‘pegando um carona’, pois, tudo começou com um Ofício da Secretaria de Saúde de Pirassununga de número 124/2023, solicitando a vinda dela para a cidade devido à demanda dos exames.
Na semana seguida do envio do Ofício, o prefeito Dr. José Carlos Mantovani e o próprio secretário de governo, estiveram no Palácio dos Bandeirantes em reunião com o Chefe da Casa Civil, que por sinal é do mesmo partido do prefeito, onde reforçou a solicitação, acabando por vir a carreta “Mulheres de Peito”.