Especializada da Polícia Civil de Limeira prende três e fecha desmanche em Pirassununga
Uma ação desencadeada por uma equipe especializada da Polícia Civil Judiciária, da Delegacia Seccional da cidade de Limeira/SP, tendo como delegado seccional, o Dr. Antônio Luís Tuckumantel, fecharam um ‘barracão’ que servia de ‘desmanche’ na cidade de Pirassununga/SP.
Os suspeitos presos em flagrante foram enquadrados por Receptação (art. 180) de veículo, adquirir, receber, transportar, conduzir, ocultar, ter em depósito, desmontar, montar, remontar, vender, expor à venda, ou de qualquer forma utilizar, em proveito próprio ou alheio, no exercício de atividade comercial ou industrial, coisa que deve saber ser produto de crime; do Crime Consumado do Código Penal – Associação Criminosa (art. 288); do Crime Consumado L 9.605/98 – Meio Ambiente – Produzir substância tóxica (Art. 56), e Crime Consumado Não Criminal – Localização/Apreensão de veículos.
“Operação”
Durante a madrugada de sábado, 18, mais precisamente as 03h00, policiais civis da Unidade Especializada da referida delegacia de polícia acima mencionada, no intuito de combater furtos e roubos de caminhões na região de Limeira, realizaram diligências na cidade de Pirassununga, nas quais, os policiais civis, munidos de informações de que existia um desmanche de caminhões em atividade pela zona sul.
Diante informações foi realizado patrulhamento e “campanas” próximo a um barracão, localizado no cruzamento das ruas Carlos Tassoni e Aparecido Firmino, no Parque Industrial, onde havia fortes suspeitas de ser aquele o local utilizado pelos criminosos para o desmanche dos veículos citados.
Os policiais civis permaneceram por cerca de 3 horas, quando visualizaram um veículo VW/FOX, de cor prata, placas de Feira de Santana/BA, se aproximar do barracão e estacionar.
Do veículo desceram 3 homens, os quais foram abordados no instante em que abriam o portão para ingressarem no barracão, sendo eles submetidos à busca pessoal.
No mesmo instante, outra parte da equipe procedeu a diligências no barracão, onde foram encontradas inúmeras peças já desmontadas, provenientes de caminhões e um caminhão IVECO, emplacamento EHH9H19, já carregado e lonado, pronto para transporte, com incontáveis peças na carroceria.
Durante averiguação no barracão, constatou-se que havia um sistema de monitoramento criado com “câmeras de ré” de automóveis, câmeras essas que são praticamente imperceptíveis a olho nu e até mesmo camas improvisadas para “montar guarda” naquele barracão, além de um cachorro de grande porte.
Também foram encontradas inúmeras ferramentas, além de uma passagem (buraco) na parede interna do barracão que seria uma espécie de “fuga” para os criminosos.
No buraco, constatou-se que dá acesso à parte externa do barracão, ao lado de um muro, o qual uma “escada” improvisada com tijolos havia sido montada, para facilitar a fuga.
Quanto aos três homens, indagados, todos disseram que estavam ali para buscar o caminhão carregado, que seria conduzido por Alexandro, até um posto de combustíveis.
Questionado, Alexandro não soube informar de maneira coerente qual seria o destino daquelas peças que estavam carregadas no caminhão, o qual alegou ser de sua propriedade, que estava estacionado no barracão, dizendo também que Alexandre chegou a dizer para os policiais que o cachorro presente no local era seu e que o nome dele era “Bartolomeu” ou “Bartô”.
Foram realizadas consultas aos sistemas policiais, sendo constatado a existência de um Boletim de Ocorrência, registrado no dia 21 de janeiro de 2023, envolvendo o caminhão IVECO, EHH9H19, onde o mesmo foi encontrado por policiais militares, em um galpão, o qual funcionava como desmanche, na cidade de Mairiporã/SP, já carregado com diversas peças desmanchadas, em circunstâncias extremamente semelhantes às encontradas no dia de hoje.
Curiosamente, também foi encontrado um outro Boletim de Ocorrência, registrado pelo próprio Alexandro, na mesma cidade, no dia seguinte (dia 22), no qual Alexandro informou que o veículo Iveco, EHH9H19 havia sido roubado no dia anterior, durante uma de suas viagens, fato que chamou a atenção dos policiais, pois ao que tudo indica Alexandro registrou tal boletim de ocorrência no intuito de ocultar seu envolvimento com relação ao desmanche encontrado pelos policiais militares, além de conseguir, sem maiores problemas, reaver seu caminhão, demonstrando, que, de fato, Alexandro possui profundas conexões com os crimes ora combatidos pela especializada, além de associar-se com outras pessoas no intuito de perpetra-los.
Durante as averiguações, em meio às inúmeras peças desmontadas, foi possível encontrar a numeração 98ptsh430pb133653, onde após consultas aos sistemas policiais, obteve-se a informação que tal numeração era correspondente à do chassi de um caminhão produto de roubo, pela cidade de Itatiba, conforme Boletim de Ocorrência CG1607/2023. Indagado, a pessoa de Douglas dos Santos Almeida, informou à equipe que já possuía pretérito envolvimento com ocorrências envolvendo desmanche de caminhões.
Diante dos fatos e das circunstâncias, foi dada voz de prisão aos suspeitos Douglas dos Santos Almeida, 36, Alexandro Antunes de Barros, 40 e, Jeferson Marques dos Santos, 32, sendo ratificada pelo delegado de plantão, Dr. Leandro de Oliveira, sendo conduzido para a Carceragem da Delegacia Seccional de Limeira, permanecendo a disposição da justiça.