Em coletiva de imprensa a GCM de Pirassununga apresentou produtividade
A Secretaria de Segurança Pública, por meio da Guarda Civil Municipal de Pirassununga/SP divulgou na manhã desta quinta-feira, 19, os dados estatísticos relativos ao primeiro trimestre do ano de 2018. Segundo os números, houve aumento de atendimento em 35% da GCM nas mais diversas ocorrências.
Enquanto que no ano passado foram contabilizadas 840 ocorrências, em 2018 este número saltou para 1.137 atendimentos. Foi observado também que a população em geral tem procurado diretamente a GCM para as ocorrências. Houve um aumento de 45% nas ligações ao telefone de emergência 153. Isso, de acordo com a secretaria, também devido à mudança do COPOM 190 da Polícia Militar para recebimento de chamadas na central de Piracicaba.
No primeiro trimestre deste ano foram 460 pessoas abordadas, com 110 averiguações gerais, destas, incluindo desinteligências e brigas (13 casos), furto qualificado (12 casos), porte de entorpecentes (11 casos), captura de procurados (19 casos) e apoio às polícias (31 casos).
O comandante da Guarda Civil Municipal, GCM Ânderson Rossi reiterou que a população está mais confiante na atuação da corporação, o que reflete nos chamados de ocorrência, com destaque para denúncias sobre tráfico de drogas e apreensão de objetos suspeitos. “Não há mais receio em nos contatar para se fazer o registro. Em comum acordo com o secretário Paulo Tannus, deveremos adotar, em breve, uma campanha social para que a população conheça ainda mais a atuação da GCM”, adiantou.
Para o subcomandante da GCM, Tiago Boldrini de Oliveira, grande parte das ocorrências envolvem entorpecentes e a resposta oferecida pela corporação é mais rápida e imediata. “Além dos entorpecentes, as apreensões também tiveram aumentos significativos”, relatou.
O secretário de Segurança Pública, Paulo André Silva Tannus anunciou que, em breve, mais quatro novas viaturas recém-adquiridas em convênio estarão em operação. Ele também comentou sobre ações que devem ser implantadas junto à GCM como o possível retorno da Ronda Rural e da estruturação da ROMU da Guarda Municipal.
“Pelos registros oficiais, existe uma tendência crescente de aumentar ainda mais a atuação da GCM junto à comunidade. Neste mesmo caminho, observamos que a população em geral procura diretamente a GCM para as ocorrências que, neste caso, houve um aumento de 45%”, disse.