Domingo é dia de mais uma edição do Ranchinho Alegre
Neste domingo, 24 de setembro, às 10h, acontecerá mais uma edição do programa Novo Ranchinho Alegre, no Teatro Municipal Cacilda Becker.
Nas ondas da Rádio Difusora, o locutor e apresentador José Branco de Miranda, o Zé Branco, foi uma das maiores expressões da Cultura Caipira de Pirassununga. Estilo inconfundível fez escola com os seus bordões: “Ta na hora de levantá pessoar… um pontero tá em riba do otro, já são seis e meia. Ocê qui vai viajá já sabe: jardineira e trem não espera ninguém. (…) Si já tomô café, então cárça o sapatão no pé e pé na estrada! Num durma no ponto, porque quem dorme no ponto é chofer de praça”.
Bem antes de o sol raiar, nos finais de tarde e início de noite, Zé Branco liderava as audiências. Nos rádios à válvula e nos radinhos de pilha, portáteis, entrava em nossas casas, nas padarias, nas oficinas mecânicas, nos botecos, na roça, nos automóveis. Em todos os lugares Zé Branco reinava absoluto. O poeta, catireiro, locutor, apresentador e compositor, até nos comerciais deixava sua marca registrada: “Com frio, com sol e com chuva: Caninha Piracanjuba! Gostosa até debaixo d’água!”
E tudo isto é revivido neste Novo Ranchinho Alegre, inclusive com prêmios que são sorteados para a plateia presente, sob o comando de Luciano e Roberto Bragagnollo.
O programa Ranchinho Alegre acontece neste domingo (24), às 10h da manhã, no Teatro Municipal Cacilda Becker. Entrada gratuita.
– Israel Foguel (jornalista e escritor)