Um criminoso e comerciante de Leme são detidos após roubo pelo policiamento da 3ª Cia PM em Pirassununga
Atualizado as 06h45 de 23/10/2024
Por volta das 12h30 da tarde de terça-feira, 22, os policiais militares da viatura I-36306, da 3ª Cia. PM de Pirassununga/SP, comandados pela Capitã PM Marina, o Sargento PM Batistela e os Cabos Barboza e Rozada, se depararam com ocorrência de roubo recém ocorrido em uma relojoaria localizada na área central da cidade.
Os policiais, após verificarem imagens de vídeo monitoramento as características dos autores e conseguindo inclusive as imagens do veículo utilizado na fuga, um Fiat/Toro, com placas da cidade de Leme/SP, quando de imediato repassaram as informações às equipes de policiamento da área, passando a intensificar o patrulhamento com vistas aos suspeitos, enquanto a equipe permaneceu registrando a ocorrência do roubo.
Segundo as informações passadas, o autor seria magro, alto (aproximadamente 1,80m) trajando camiseta amarela e calça jeans clara, e teria como sinais característicos, um queloide na lateral direita do rosto próximo da orelha direita, e uma marca parecida com cicatriz de traqueostomia.
Após registrarem o roubo pelo comércio, os policiais acima mencionados retornaram para o patrulhamento. Quando pela zona sul da cidade, Jardim Morumbi, visualizaram o veículo com as características e placas informadas, quando adentrou a Rua Osvaldo Roberto do Vale, sendo dado a ordem de parada ao veículo, que era ocupado pelo condutor, um comerciante de 54 anos, e no banco do passageiro Henrique Jorge Soares da Silva, 23, desempregado, que ao receberem ordem para desembarcarem, assim o fizeram.
Ambos foram submetidos a busca pessoal, e nada de ilícito foi localizado. Quando indagados sobre o roubo, Henrique Jorge confessou a autoria, indicando que os produtos roubados estavam no interior do veículo, e quando questionado sobre a arma utilizada, informou que teria utilizado um canivete, tendo exibido somente o cabo.
Realizado a vistoria veicular, foi localizado no assoalho do lado do passageiro, os objetos roubados (um relógio Orient avaliado em mais de R$ 3.000,00 e um par de brincos de ouro) bem como um canivete de cabo com aparência similar à madeira.
Diante dos fatos e declarações, foi dado voz de prisão ao abordados pela prática do roubo, e lidos e assegurados os seus direitos constitucionais, dentre eles o de permanecer calado, sendo feito o uso de algemas em razão do fundado receio de fuga, tendo em vista que quando desembarcaram, Henrique Jorge, esboçou intenção de fugir a pé, sendo imediatamente impedido pelo Cabo PM Barboza. No local compareceram em apoio às equipes I- 36306, Cabos PMs Alan e Alberto, I-36303, Cabos PMs Sanches e Pilon, e a viatura I-36300 Capitão PM Marina, comandante da 3ª cia PM.
Com o apoio da equipe I-36303, foi feito contato com as vítimas pelo local dos fatos e realizado a condução até a Central de Flagrantes da CPJ, onde reconheceram sem sombra de dúvidas Henrique Jorge, como o autor do roubo, e quem teria exibido um objeto ainda na cintura com cor de madeira, anunciando que se tratava de um roubo, e acreditaram se tratar de uma arma de fogo em razão da forma como o indivíduo segurou o objeto.
Os suspeitos foram assistidos por um advogado, sendo assegurados os direitos constitucionais dos presos. O comerciante não foi reconhecido pelas vítimas.
Partes e objetos e veículo encaminhados até a presença da autoridade policial civil, Dr. Maurício Miranda de Queiroz, que ratificou a voz de prisão somente a Henrique, por roubo, permanecendo preso à disposição da justiça, comerciante foi qualificado, ouvido e liberado, devido não ter sido visto nas imagens do roubo, porém, o carro de sua propriedade foi visto próximo da loja.
Desta forma, o comerciante responder ao processo em liberdade, mas será investigado, pois, o que estaria o comerciante com seu carro na cena do crime e mais, dando “fuga” para o criminoso.
A 3ª Companhia de Polícia Militar de Pirassununga ressalta a importância da contribuição da população no combate ao crime, e agradece as denúncias encaminhadas através do WhatsApp DENÚNCIAS (19) 3561-1154
Fotos – reporternaressi.com.br