Deputado Coimbra vai ao encontro do Governador Tarcísio de Freitas solicitar Escolas Cívico-Militares
Da Redação
Na terça-feira, 11, o deputado estadual Tenente Coimbra, esteve no Palácio dos Bandeirantes para uma reunião com o governador Tarcísio de Freitas.
Na oportunidade, o deputado Tenente Coimbra, que obteve cerca de dois mil votos em Pirassununga nas últimas eleições, disse ao governador paulista que estava preocupado, pois, o presidente petista estaria colocando fim às Escolas Cívico-Militar e, pedindo para que o Governador estudasse a possibilidade de continuar com o Projeto que está dando certo.
Em vídeo gravado ao lado de Coimbra, Tarcísio acenava positivamente, conforme vídeo exclusivo obtivo por este jornal eletrônico.
A instalação da Escola Cívico Militar na EE Paulo de Barros Ferraz, Vila Esperança, zona norte da cidade, foi um trabalho do vereador Vitor Naressi, junto com o Deputado Estadual Tenente Coimbra.
Municipal
Recentemente, o vereador Vitor Naressi esteve na cidade de Lins/SP, onde foi conhecer, levando junto, duas pedagogas da Secretaria Municipal de Educação, como funciona as Escolas Cívico-Militar na rede municipal daquela cidade, onde após tomar todo conhecimento e ver o lado bom, se reuniu com o prefeito José Carlos Mantovani, com os secretários de Educação e de Governo, respectivamente o pastor/professor José Ailton Carlos Lima Correia e Luiz Carlos Montagneiro Filho.
Em entrevista ao Jornal da Tarde, da Rádio Nativa FM – 106,1, durante a quarta-feira, 12, o secretario ao ser questionado da Escola Cívico Municipal disse que a ideia do vereador Vitor Naressi é muito importante e as conversas estão acontecendo.
Das Redes Sociais
O governador do estado de SP Tarcísio de Freitas vai editar um decreto para regular o seu próprio programa de escolas cívico-militares e ampliar unidades de ensino com este formato em todo o estado.
Em uma nota publicada na noite de ontem, quarta-feira (12) no Twitter, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), anunciou que vai ampliar o programa de escolas cívico-militares no estado.
Essa decisão é contrária ao divulgado pelo governo Lula (PT) nesta semana, de que o MEC (Ministério da Educação) iniciou o processo de extinção total do programa federal que foi bandeira da gestão Jair Bolsonaro (PL). O MEC encaminhou ofício para as secretarias de educação para iniciar transição das escolas desse modelo e retirar militares das escolas.
Outros estados
Além de São Paulo, os governos do Distrito Federal e do Paraná também anunciaram a manutenção do programa. O governador paranaense, Ratinho Júnior (PSD), seguirá com as 12 escolas ligadas ao Pecim (Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares) e outros 194 colégios cívico-militares implantados pelo programa estadual.
Já no Distrito Federal, o governador Ibaneis Rocha (MDB) também anunciou que vai manter as 12 unidades de ensino da gestão compartilhada entre a secretaria de Educação e a Secretaria de Segurança Pública, além de quatro outras em parceria com o governo federal.
Podem continuar segundo o MEC
Em relação à decisão do MEC, não há previsão de fechamento de unidades. O que vai ocorrer é o fim desse modelo com fomento federal. Redes de ensino nos estados podem manter o formato com recursos próprios, se assim desejarem, exatamente o que São Paulo, Paraná e Distrito federal fizeram.
Veja mais sobre o assunto acessando esse link.
*Fonte:sampi.net.br