Dengue. Aumento dos casos assustam pirassununguenses
Com a interrupção dos trabalhos da THV que realizava a varrição, recolha de recicláveis, roçagem, por parte do prefeito em exercício Cícero Justino da Silva, o caso de Dengue poderá igualar ou ultrapassar os números da gestão Cristina Aparecida Batista.
Lembrando que na gestão da então prefeita Cristina, ocorreu morte por Dengue no município.
De forma lenta, sem perspectiva de um combate mais incisivo por parte da municipalidade, poderemos enfrentar em pandemia de casos de Dengue na cidade.
A única coisa feita pelo município, foi uma Nota Oficial, onde, ironicamente diz “o município de Pirassununga reforça seu compromisso com a saúde pública e anuncia uma série de medidas para combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e Chikungunya”
No final da nota, o município diz programar visitas, o que teria que acontecer imediatamente, somente no final do mês de fevereiro e no mês de março.
Acima os números atualizados e publicados pela Imprensa Oficial no dia 1 de fevereiro de 2024.
Nota Oficial da Prefeitura
O município de Pirassununga reforça seu compromisso com a saúde pública e anuncia uma série de medidas para combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.
Com o objetivo de conscientizar sobre a importância de evitar o surgimento de focos de larvas do mosquito e, consequentemente, a propagação das doenças, equipes de Controle de Vetores e Vigilância Epidemiológica estarão à disposição dos munícipes para esclarecer cuidados que podem ser adotados diariamente.
A ação está programada para acontecer neste sábado (3 de fevereiro), das 8h30 às 13h, na Praça Central Conselheiro Antônio Prado, onde os agentes de vetores e profissionais de saúde informarão sobre medidas preventivas, conscientização da população e distribuição de folhetos informativos sobre o tema.
Estão previstas também, ações de controle casa a casa, com bloqueios de criadouros, pontos de água parada e outros focos de reprodução do mosquito, orientações sobre prevenção e cuidados, inspeção de imóveis a partir do dia 17 de fevereiro. A força-tarefa contra o mosquito transmissor da dengue contará com o apoio dos agentes comunitários de saúde (Acs) e profissionais da enfermagem das unidades do PSFs do município.
“Os criadouros do Aedes aegypti são os locais onde os mosquitos depositam os seus ovos e as larvas se desenvolvem até formarem mosquitos adultos. A eliminação é uma estratégia fundamental no controle da proliferação do Aedes e prevenção das doenças que ele transmite. Alguns exemplos de criadouros são recipientes de água parada, pratos de plantas, calhas entupidas, lixeiras e caixas d’ água mal vedadas, além de piscinas ou fontes sem os devidos cuidados”, explica a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Juliana Prata Destéfano.
Até o dia 31 de janeiro, foram confirmados 91 casos de dengue e 135 casos em investigação. Em relação à Chikungunya e Zika vírus não há registros para as doenças neste primeiro mês do ano.
“Reiteramos nosso compromisso em promover a saúde e o bem-estar da população. Com essa parceria, queremos não apenas combater a dengue, mas também criar uma consciência coletiva sobre a importância da prevenção. A participação ativa da sociedade é fundamental para o sucesso dessas iniciativas, e contamos com a colaboração de todos nesse esforço conjunto”, afirma a enfermeira da Vigilância.
Ações de combate à dengue
Para potencializar as ações que já são desenvolvidas ao longo do ano a fim de combater o mosquito transmissor da dengue e de evitar o surgimento de novos casos da doença, serão realizadas visitas e orientações casa à casa, aos sábados do mês de fevereiro e março, conforme cronograma abaixo:
* 17/02 – Bairro Vila Pinheiro
* 24/02 – Jardim Verona
* 02/03 – será publicado próximo ao evento e de acordo com bairros de maior incidência
* 09/03 – será publicado próximo ao evento e de acordo com bairros de maior incidência
* 16/03 – será publicado próximo ao evento e de acordo com bairros de maior incidência
* 23/03 – será publicado próximo ao evento e de acordo com bairros de maior incidência