Delegado Seccional Dr. Tuckmantel busca ampliar Projeto de parceria com vigias noturnos
Na quinta-feira (1), em reunião realizada na Delegacia Seccional de Limeira, foi apresentado o Projeto de Lei de autoria do Vereador Wagner Barbosa (PSB/Limeira) que regulamenta a atividade dos vigias autônomos na cidade e que se transformou em referência na região.
O trabalho desenvolvido pelo Delegado Seccional Antônio Luís Tuckumantel busca levar a iniciativa a outros municípios como forma de fortalecer a segurança pública. Limeira é pioneira na criação de uma legislação local própria sobre o assunto e já foi seguida por Nova Odessa. A próxima cidade a apresentar projeto semelhante deverá ser Pirassununga através do Vereador Vitor Naressi (MDB).
O Delegado reuniu dezenas de representantes dos vigilantes e vereadores das cidades de Pirassununga, Nova Odessa, Leme e Araras para discutir a importância da parceria dos vigias com as forças policiais. Naressi esteve acompanhado pelo Professor José Rubens Tuckmantel – Presidente do Democratas de Pirassununga e irmão do Delegado Dr. Tuckmantel.
Pela lei do vereador, a atividade de agente de segurança comunitário para guardas de rua, o vigia autônomo, é permitida mediante alvará de licença municipal. O profissional precisa se habilitar e cumprir uma série de requisitos para exercer a profissão, como ter autorização para o exercício do trabalho de vigia autônomo expedida pelo Departamento de Identificação e Registros Diversos, da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo. Com o alvará, o agente recebe a Carteira de Identificação do Agente de Segurança Comunitário para guardas de rua – vigia autônomo.
“O trabalho dos vigias era feito sem organização, mas agora a população sabe quem são, estão uniformizados e as motos padronizadas. O serviço vem crescendo e diante do pioneirismo de Limeira, queremos expandir esse projeto, até mesmo para que se transforme em lei federal”, declarou Tuckumantel.
O vereador Naressi (MDB) disse que o Projeto tem extrema importância para ser implantado em Pirassununga. “Sabemos da necessidade de regulamentar o serviço de vigia comunitário, primeiro para que todos possam ser credenciados pelas forças de segurança, e assim garantir que a pessoa contratada não tem problema algum com a justiça, e também para auxiliar na vigilância dos bairros junto ao Policiamento Territorial e Judiciário, além claro da GCM.
Parceria
Os vigias, conforme o seccional, são importantes para a segurança da cidade e por isso precisam trabalhar em parceria com a Polícia Civil, Polícia Militar e Guarda Civil Municipal.