Defesa Civil de Pirassununga registrou rajadas 90 km/h, quedas de árvores e muito trabalho
O GCM Inspetor Souza, coordenador da Defesa de Pirassununga/SP, divulgou na manhã desta manhã de quinta-feira, 5, um balanço das chuvas que atingiram o município.
Na terça-feira, 5, foi registrado 20 mm e na quarta-feira, 5, 4,8 mm, isto na área central. Na área atingida pelo temporal foi de 8,5 mm.
O Inspetor Souza enfatizou que o problema de quarta-feira, 4, não foi a quantidade de chuvas, mas as rajadas de vento que passaram de 90km/h, nas regiões da USP, do bairro Vertentes do Mamonal, atingindo Fazendas e Sítios, seguindo em direção aos municípios de Santa Cruz da Conceição e Leme, causando de postes de energia e arrancando árvores e causando destelhamentos.
O tempo veio sentido Descalvado, além dos municípios atingidos já mencionados, o município de Analândia, também foi castigada.
De acordo com o GCM Inspetor Souza, existe previsão de rajadas de ventos, seguidas de chuvas, o que causa temporal sempre entre 17 e 20hs, também nos horários de maior calor que fica entre 12 e 15hs.
Para esta quinta-feira, 5, a previsão de chuva é de 8 mm, enquanto que para a sexta-feira, 6, probabilidade de 8 mm, com chuva pelo período da manhã, já no sábado, 7, há previsão de chuvas que podem somar 20 mm e no domingo, 8, precipitação pode ser de 30 mm.
O GCM Inspetor Souza, diz que “o maior problema são as rajadas de vento que agem com a junção do calor que fica muito propício para tempestades e chuva de granizo”.
Lembra o coordenador da Defesa Civil de Pirassununga, que “estamos próximo ao aniversário de 2 anos da Micro explosão, característica de época com grande probabilidade de acontecer eventos daquele tipo”.
Na noite de quarta-feira, 4, e manhã de quinta-feira, 5, a Defesa Civil teve muito trabalho (fotos abaixo).
Desde o início de setembro, a Defesa Civil mapeia a zona rural do município.