Criança morre com traumatismo craniano em Pirassununga
Uma criança de um ano e sete meses foi sepultada na tarde desta quinta-feira, 2, em Pirassununga/SP devido a um traumatismo craniano. A criança deu entrada no Pronto Socorro da Santa Casa por volta das 20h05 da noite de quarta-feira, 1, porém, em mais uma falha do atendimento do Pronto Socorro, o caso não foi notificado à Polícia.
De acordo com o boletim de ocorrência registrado as 04h56 da madrugada desta quinta-feira, 2, pela mãe de 22 anos de idade, moradora no bairro de vila Santa Fé, Cerrado de Emas – Pirassununga/SP, a filha se encontrava brincando em um quarto do imóvel sob a supervisão do pai. Em dado momento, o pai teria deixado o cômodo indo para outro buscar algo, quando ouviu um barulho vindo do quarto onde estava a menina brincando.
Ao retornar ao quarto, o pai, segundo o boletim de ocorrência, visualizou a televisão de 29 polegadas, modelo antigo e a cômoda caída ao chão sobre a menina, a qual chorava e sangrava pelos ouvidos, momento em que pegou a criança e a socorreu ao Pronto Socorro.
Ainda, segundo o boletim de ocorrência registrado como Morte Suspeita, a criança deu entrada ao Pronto Socorro (que não acionou a Polícia) com traumatismo craniano,
Segundo o relatado no boletim, o médico do Pronto Socorro acionou de imediato toda equipe médica disponível (neurocirurgião, anestesista, pediatra, além dos médicos do Pronto Socorro), quando a vítima foi entubada e sedada para a realização de tomografia, quando se constatou fratura de crânio.
Depois dos procedimentos médicos a criança foi estabilizada, sendo solicitada para o sistema SUS a disponibilização de uma UTI Pediátrica.
Pouco mais das 03h45 da madrugada desta quinta-feira, 2, a criança apresentou parada cardiorrespiratória, quando os profissionais de saúde tentaram em todas as formas reanima-las, porém, evolui para óbito.
O médico Ezequiel Santos constatou o óbito as 04h10, quando então a mãe registrou o boletim de ocorrência junto ao Plantão da Polícia Judiciária. A delegada de Polícia, Tatiane Cristina Parizotto, depois de comunicada do fato encaminhou o corpo da vítima para o Instituto Médico Legal da cidade Limeira/SP.
O corpo da criança foi sepultada pouco mais do meio da tarde desta quinta-feira, 3, na cidade de Pirassununga. A Polícia vai investigar o caso.
Falha
Mais uma vez a recepção do Pronto Socorro da Santa Casa de Pirassununga falhou em não acionar a Polícia quando da entrada da criança com os problemas apresentados. Já ocorreram outras falhas de não comunicação às autoridades, inclusive com vítima fatal.
O socorro da criança teria sido feito por um vizinho em seu carro próprio.