Congregação de Santa Maria Madalena Postel, realiza projeto para crianças, jovens e adultos em Leme
Projeto Capoeira; Liderado pelo Mestre Idael SouSa, o projeto está completando 15 anos, nasce no Jardim Imperial na cidade de Leme, por iniciativa da Irmã Ludwiges – Congregação de Santa Maria Madalena Postel. Hoje, o projeto foi expandido e se encontra no Jardim Empyreo e Alto da Glória. A iniciativa vai além dos polos, atendendo crianças, jovens e adultos de diversos pontos da cidade. “É um projeto de extrema importância, visto que, existem crianças em vulnerabilidade social. Esse projeto vem para oferecer uma nova perspectiva de vida. Através das aulas de capoeira promovemos socialização, qualidade de vida, mostramos outras possibilidades para trilharem caminhos diferentes”, explica o mestre Idael. No projeto Capoeira, não é ensinado somente o jogo, a luta, e sim, valores, mostrando que o respeito, perseverança e a valorização da cultura é de extrema importância.
Destaca-se que as aulas são oferecidas gratuitamente, sendo que, a única cobrança para os participantes do projeto é a apresentação bimestral do boletim escolar, informou Souza. “O aluno que tem boas notas, boa frequência, ganha o direito de trocar de “corda” (graduação)”, informou Idael. Todos os anos é realizado o evento de graduação, contando com a participação de capoeiristas da região, de outros estados e até mesmo do exterior, que entregam certificado de conclusão do curso, que tem duração de um ano.
Os participantes do projeto/curso, tem a oportunidade de chegar a graduado, instrutor até mesmo a professores de capoeira. “No projeto, temos adultos com família formada, que possuem graduação na capoeira, ministram aulas, vivem da capoeira. Tudo através do projeto que teve seu inicio em 2008, sempre patrocinado pela Congregação de Santa Maria Madalena Postel”, ressaltou mestre Idael.
Neste ano, será realizado em Leme, o décimo quinto evento de troca de cordas (graduação), que está agendado para acontecer no dia 09 de setembro com inicio as 18:00hs no Centro Integrado “Kamal Taufic Nassif” – anexo a Secretaria da Educação, onde mais de cem alunos serão graduados.
Este evento já é tradição na nossa cidade por isso atrai capoeiristas de várias cidades e estados do Brasil, que vem até a cidade de Leme para participar. O público estimado para este ano é de 300 a 400 pessoas.
Será uma data especial, pois, além de comemorar os quinze anos do projeto, uma peça teatral será encenada. “O Navio que Trouxe História”
É uma peça que conta a saga dos negros que foram capturados na África e foram traficados para o Brasil nos navios negreiros. Ela faz um breve resumo do processo histórico da escravidão no Brasil, resgatando fatos da colonização e após o período da abolição.
Ao longo desses anos, fora usado o nome de “Projeto Social Capoeira” em parceria com as Irmãs de Santa Maria Madalena Postel, mas, hoje existe uma Associação de Capoeira de Leme – Comunidade Estudos e Pesquisas, e ficou decidido dar um nome, e aproveitando fazer uma homenagem a Irmã Aurora Tenfen, que depois que assumiu como Superiora Provincial, ajudou a deslanchar o projeto e tem acreditado muito. “A partir de agora passa a se chamar “Projeto Aurora – janela para o amanhecer”, porque o nome Aurora tem muito significado”, destacou Idael.
Mais informações sobre os projetos na secretaria do Convento da Congregação de Santa Maria Madalena Postel – Rua Dr. Querubino Soeiro, 458 – Centro, Leme – SP. Telefone: (19) 3571-2521