Comando do 1º Pelotão de PMAmb, de Pirassununga divulgou os resuçtados do Defeso 23/24
O comando do 1º Pelotão de Polícia Militar Ambiental sediado em Pirassununga, da 2ª Cia (Piracicaba) do 5º BPMAmb (Campinas), a Tenente PM Maria Eduarda, emitiu Nota de Imprensa, informando os números sobre o período da Piracema.
O defeso teve início no dia 1 de novembro de 2023, encerrado a meia noite de quarta-feira, 28 de fevereiro de 2024, nesse período a pesca é proibida por estar ocorrendo a procriação do peixe, conhecido como defeso.
O 1º PMAmb, é responsável por mais 16 municípios, sendo que dentro de sua área de abrangência, está o principal rio, o Mogi Guaçu, que apesar de ser um rio federal, é fiscalizado pelo policiamento ambiental paulista.
Em sua extensão o Mogi Guaçu, tem vários afluentes, sendo os mais conhecidos como Jaguari Mirim, Roque e Descaroçador, entre outros, sendo que o Rio Mogi Guaçu é tido como um dos maiores berçários de peixes de água doce do estado.
Durante o período conhecido como “Piracema” o policiamento ambiental do 1º Pelotão, teve, de acordo com a Nota Oficial, obteve resultados positivos e significantes para o período.
Veja abaixo os dados:
– Horas navegadas: 291 (duzentas e noventa e uma);
– Fiscalizações de pesca registrados por meio de Termo de Vistoria Ambiental/TVA (período diurno e noturno): 322 (trezentos e vinte e duas);
– Flagrantes de Degradação Ambiental contra a Fauna Ictiológica registrados na forma de Boletim de Ocorrência Ambiental/BOA: 05 (cinco);
– Fontes de Consumo de Pesca Fiscalizadas (Peixarias, restaurantes, pescadores profissionais, entre outros): 26 (vinte e seis);
-Autos de Infração Ambiental: 06 (seis);
– Valor de multa: R$ 10.196,02 (dez mil cento e noventa e seis reais e dois centavos):
– Pessoas presas em flagrante: 00 (zero), nenhum dos autuados ficou preso à disposição da justiça; – Petrechos diversos apreendidos (caniço simples, molinetes, carretilhas, redes, barduelos, anzóis de galho, etc.): 197 (cento e noventa e sete);
– Redes de pesca apreendidas: 27 (vinte e sete) unidades, totalizando 1.170 (um mil cento e setenta) metros;
– Kg de pescado apreendido: 111,189 kg; * Embarcações fiscalizadas: 30 (trinta);
– Embarcações apreendidas: não houve;
Fonte: CAD e SIOPM/Web AIA.
A Polícia Militar Ambiental orienta que as denúncias sejam feitas através dos telefones 0800-0555-190, 181 (Disque Denúncia), EMERGÊNCIA 190, ou ainda diretamente à unidade da Polícia Militar Ambiental de Pirassununga pelo telefone: (19) 3565-1288.
A Nota de Imprensa foi assinada pela Tenente PM Maria Eduarda Marques Barcellos, comandante do 1º Pelotão de Polícia Militar Ambiental de Pirassununga.