CMPC emite Nota de Repúdio por ‘ato machista, agressividade, desrespeitosa’ de secretário de Cultura e Turismo
A presidente interina do Conselho Municipal de Política Cultural de Pirassununga, Deise A. Lozano, devido assinou em nome de todos os membros referido Conselho uma Moção de Repúdio ao descaso do Secretario de Cultura e Turismo de Pirassununga, o Sr. Carlos Arnaldo Franco Metzner, pelo total falta de respeito com todos os presentes durante a plenária ocorrida na manhã de sábado, 14, no Centro de Convenções “Prof. Dr. Fausto Victorelli.
Depois se retirar após a abertura da plenária que acontecia no espaço acima mencionado, por sinal, espaço público, uma artista que participava do evento criticou o secretário pela falta de respeito com todos os presentes, inclusive com representantes do Ministério da Cultura e de Assessor Parlamenta da ALESP. A crítica foi postada no grupo de artistas da cidade e do Conselho Municipal de Cultura, onde está também o referido secretário.
Ao visualizar a crítica, o secretário retornou ao local, sendo, de acordo com os presentes, ríspido, mal-educado e machista, colocando o ‘dedo no rosto de uma artista’ e, de certa forma ‘agressivo’.
Na foto da capa desta notícia, que também esta no corpo da matéria fica nítido e evidente o desconforto do secretário, que com rosto fechado e usando o celular não deu escutas ao presidente licenciado, Reinaldo Fachini, artista reconhecido internacionalmente e, que leva o nome de Pirassununga, do Estado de São Paulo e do Brasil para países da América Latina.
Abaixo a nota do CMPC:
Plenária da 3ª Conferência Municipal de Cultura de Pirassununga
MOÇÃO DE REPÚDIO
O Conselho Municipal de Política Cultural de Pirassununga – CMPC, sob proposição, da plenária da 3ª Conferência Municipal de Cultura, realizada aos quatorze dias do mês de outubro do ano de dois mil e vinte e três, e autoria da presidente interina do referido colegiado, encaminha à Câmara Municipal de Pirassununga, Prefeitura Municipal de Pirassununga e Imprensa, para ciência, MOÇÃO DE REPÚDIO à atitude do Secretário Municipal de Cultura e Turismo do município de Pirassununga, quando, após ter sua ausência questionada por uma artista da cidade (uma vez que o gestor da pasta supracitada esteve presente somente durante a solenidade de abertura, retirando-se em seguida do local), voltou ao Centro de Convenções “Prof. Dr. Fausto Victorelli”, onde a conferência acontecia, intimidando com gestos e palavras a artista em questão, causando a indignação e interferência de outros participantes, tendo sido solicitada pelos presentes a interrupção da conferência até que se resolvesse o conflito, em virtude da postura agressiva do Secretário, à saber, Senhor Carlos Arnaldo Franco Metzner, que durante sua fala, colocou-se em pé, bem próximo à artista que encontrava-se sentada, curvando-se na direção da mesma e apontando o dedo em seu rosto, com rispidez e agressividade.
Em virtude do tumulto gerado pela falta de compostura e desrespeito, não somente à senhora que participava da plenária, mas a todos os presentes no local, inclusive autoridades do Ministério da Cultura, representante da Câmara dos Deputados do Estado de São Paulo, e da Câmara Municipal de Vereadores, não foi possível a conclusão da avalição do cumprimento do Plano Municipal de Cultura, que deverá ser retomada em outra ocasião.
As conferências são espaços democráticos de exercício da cidadania e no âmbito da 3ª Conferência Municipal de Cultura de Pirassununga, a atitude do Senhor Carlos Arnaldo Franco Metzner foi classificada pelos presentes, como machista, grosseira, desrespeitosa, antidemocrática e inaceitável. Pirassununga, 14 de outubro de 2023 3ª Conferência Municipal de Cultura de Pirassununga Sala da plenária Deise A. Lozano Presidente Interina do CMPC.
Pirassununga, 14 de outubro de 2023 3ª Conferência Municipal de Cultura de Pirassununga Sala da plenária
Deise A. Lozano
Presidente Interina do CMP
Imagem e Vídeo – CMCT