Cidade registra 76 casos de Sarampo, 208 de Dengue e uma suspeito de Coronavírus
O médico infectologista e responsável pelo SAI, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Saúde de Pirassununga, o Dr. Carlos Roberto Bertin e a enfermeira chefe da Vigilância Epidemiológica (V.E.) com exclusividade falaram ao programa jornalístico A Voz do Povo, levado ao ar pela Rádio Piracema nesta terça-feira, 3, e ao portal reporternaressi.com.br, sobre a situação atual dos casos de Sarampo, Dengue, Coronavirus, bem como falam da Campanha da Tuberculose e da Vacina Influenza.
Coronavirus
O resultado dos exames da mulher de 59 anos de idade, diagnosticada pelo médico do Pronto Atendimento Médico do Hospital da Academia da Força Aérea (AFA), como suspeita de ter contraído da doença devido uma viagem ao norte da Itália, e que a partir de então permaneceu em casa com acompanhamento da V.E. saiu na manhã deste dia em questão através do Laboratório Adolfo Lutz e deu negativo, sendo descartado a suspeita.
Finlandês – Coronavirus
No sábado, 29, um finlandês que participou de uma festa em um Pesqueiro (Rancho) à beiro do Mogi Guaçu, no Recanto Turístico de Cachoeira de Emas/Pirassununga/SP, onde tinham entre 20 e 30 convidados, passou mal durante a festa e foi levado para o Pronto Socorro da Santa Casa, onde foram realizadas as coletas necessárias, ficando num isolamento e depois liberado, sendo a amostra enviada para o Adolfo Lutz já na manhã de domingo, 1 de março.
Porém, segundo funcionários da Santa Casa, o quadro era realmente de CONAVÍRUS (Covide – 19). Depois de passar pelo Pronto Socorro, o homem que seria um músico de uma banda de seu país teria voltado ao evento, porém, não foi mais permitida sua entrada. Após ser impedido de entrar novamente no evento, ele teria seguido para a capital paulista, onde reside momentaneamente.
Ainda no domingo, 1 de março, a V.E. de Pirassununga entrou em contato com as autoridades da saúde do Estado de São Paulo que iniciou os trabalhos ao entorno do homem.
As pessoas que estavam na festa já estão sendo contatadas pela Vigilância Epidemiológica
Dengue
Até o final da manhã desta terça-feira, 3, o número de casos registrados pela V..E. são de 204 autóctones e 4 importados, totalizando 208 casos no município, sendo que 65 foram descartados e 149 exames aguardam pelo resultado.
Sarampo
A Vigilância Epidemiológica disse que até o final da manhã desta terça-feira, em questão, os números oficiais sobre o surto de Sarampo no Cadetes do 1º ano da AFA, são de 76, outros 25 exames aguardam por resultado e dois casos foram descartados.
Praticamente a metade dos integrantes da AFA, bem como as vila militares já foram vacinados, devendo nos próximos dias toda aquela população estimada em pouco mais de 4 mil pessoas receberem a vacina.
O único caso de Sarampo atendido no ambulatório do SAI pelo Dr. Bertin, foi o de uma mulher, mas que a mesma teria contraído o Sarampo na própria AFA, quando levou o filho para passar por atendimento médico.
Vacina
O Ministério da Saúde antecipou o início da Vacina da Influenza para o dia 23 de março, o que também acontecerá no município de Pirassununga.
Tuberculose
No dia 16 de março próximo tem início a Campanha de Busca Ativa da Tuberculose.