Capitão PM Ilgges, comandante da 2ª Cia. PMAmb, divulgou dados da “Operação Piracema”
O Capitão PM Helington Ilgges da Silva, comandante da 2ª Companhia do 5º Batalhão de Policiamento Ambiental do Estado de São Paulo, em Nota Oficial divulgada para a imprensa diz que intensifica suas ações de fiscalização e proteção da fauna ictiológica durante a Piracema, período crucial para a reprodução dos peixes.
Na Nota, o Capitão PM Ilgges, fala da importância da Piracema que ocorre de 1º de novembro a 28 de fevereiro, pontuando alguns pormenores:
· Ambiental: A reprodução garante a perpetuação das espécies, a saúde dos ecossistemas aquáticos e o equilíbrio ecológico.
· Social: A pesca predatória durante a Piracema ameaça à segurança alimentar de comunidades ribeirinhas que dependem dos peixes como fonte de proteína.
· Sustentabilidade: A preservação dos recursos pesqueiros garante sua disponibilidade para as futuras gerações.
Atuação da Polícia Militar Ambiental:
· Fiscalização ostensiva em rios, lagos e represas para coibir a pesca predatória, com foco em áreas críticas e horários de maior movimento.
· Patrulhamento terrestre e aquático para prevenir e reprimir crimes ambientais como a pesca ilegal, o uso de petrechos proibidos e a captura de espécies em extinção.
· Educação ambiental para conscientizar a população sobre a importância da Piracema e a necessidade de proteger os recursos pesqueiros.
· Realização de palestras, instruções educativas e distribuição de materiais informativos.
· Monitoramento e avaliação dos impactos da pesca predatória nas populações de peixes.
“Nós, Policiais Militares, sob a proteção de Deus, estamos compromissados com a Defesa da Vida, da Integridade Física e da Dignidade da Pessoa Humana”, enfatizou o comandante da 2ª Cia. de PMAmb.
Dados estatísticos das ações desencadeadas pelo 1º Pelotão (Pirassununga), 2º Pelotão (São João da Boa Vista) e 3º Pelotão (Rio Claro), pertencentes à 2ª Cia de PMAmb;
– Total pessoas abordadas, 2.065;
– Total de pessoas multadas, 365;
– Total das multas R$ 824.779,50;
– Ações de fiscalização, 1.232.
Enfatiza a Nota, “Um compromisso com o futuro. Pois, a Piracema é um compromisso de todos. A Polícia Militar Ambiental atua de forma diligente na proteção dos recursos pesqueiros, mas a colaboração da população é fundamental. Denuncie atividades suspeitas e pratique a pesca responsável para garantir a abundância de peixes para as presentes e futuras gerações”.