Cachoeira de Emas recebe milhares de romeiros durante o Domingo do Padre Donizetti
Neste domingo (16), milhares de romeiros de todo o país se deslocaram até a cidade de Tambaú para a Missa campal em homenagem aos 58 anos de morte do Padre. Cachoeira de Emas tradicionalmente recepciona os visitantes no retorno após as celebrações, e com o advento da beatificação de Donizetti Tavares de Lima o Distrito de Pirassununga recebeu milhares de visitantes.
Os restaurantes montaram esquema especial para atender a alta demanda durante o horário do almoço, além disto os chalés e boxes do centro comercial também receberam muitos visitantes. Neste ano, a administração municipal tomou algumas atitudes diferentes dos anos anteriores e conseguiu orientar o fluxo de ônibus e veículos que passaram pelo local.
Dezenas de turistas curtiram a “prainha” como é conhecida as margens do Rio Mogi-Guaçu mesmo com a água gelada deste período junino. Excursões completas lotaram os restaurantes que fizeram de tudo para competir no preço e agradar e atrair a maior quantidade de consumidores em seus estabelecimentos.
O ponto que deve ser mudado, na opinião de vários turistas é a necessidade de se destinar um local para camping com local para churrasqueiras, onde os visitantes não tenho que ficar enfrentando a fumaça das diversas churrasqueiras espalhadas para todos os lados da prainha.
Muitas famílias aproveitam a ocasião para registrar em fotos a visita, e sempre com a paisagem exclusiva de Cachoeira de Emas ao fundo. Outro ponto comentado pelos turistas é a necessidade de investimento na infraestrutura que não comporta o grande fluxo de turistas, além da construção e ampliação de banheiros, existe a necessidade de modernizar as instalações com câmeras para dar mais segurança aos visitantes, qualificar e proporcionar formação de guias turísticos, ou mesmo através de parcerias com agências de turismo visando o turismo receptivo.
Este novo modelo de profissional vem crescendo muito no país, responsável por receber o turista em agências de turismo, meios de hospedagem, restaurantes, empresas organizadoras de eventos, além de organizar roteiros históricos, culturais e educativos, e assim desenvolver atividades inerentes à arte da hospitalidade.
O turista teria a opção de fechar pacotes de visitas em diversos outros pontos da cidade como monumentos, fazendas históricas, alambiques, instituições como a Força Aérea, Exército e outros pontos, além de se especializar em contar a história da cidade ponto a ponto.
O turismo tem movimentado milhões de reais em todo o país, no caso desta data, “Domingo do Padre Donizetti”, é impulsionado pelo Turismo Religioso, onde os romeiros com o passar dos anos possibilitaram através da fé, a criação de uma nova fonte de negócios.
Um relatório divulgado pelo Sebrae, sobre esse segmento no Brasil, revela que o país possui mais de 350 destinos de turismo religioso. Grande parte das atrações estão ligadas ao Cristianismo, mas existem opções para todas as religiões como acontece em destinos como a Basílica de Nossa Senhora Aparecida em Aparecida do Norte, considerada o maior santuário mariano do mundo, recebe mais de 12 milhões de romeiros por ano.
Segundo dados do Ministério do Turismo, em 2017, o segmento já movimentava cerca de R$ 15 bilhões e foi responsável por mais de 20 milhões de viagens aquecendo atividades do comércio e serviços com a geração de emprego e renda.
Para especialistas, investir em Turismo é gerar emprego e renda sem a necessidade de poluir. Em Pirassununga não existe Secretária de Turismo, ou seja, uma pasta especifica para cuidar e aprimorar este seguimento que aquece a economia e precisa ser visto com outros olhares pelo gestor.
Fotos: Antonio Felippe