PIS não habilitado; saiba o que fazer neste caso
A Caixa Econômica Federal liberou a consulta de quem tem direito ao abono salarial PIS/Pasep e desde então muitos trabalhadores descobriram que não estão habilitados para receber o abono PIS em 2023. Vamos entender o que significa o PIS não habilitado e como solucionar o problema.
Existem alguns motivos pelos quais o trabalhador pode ser impedido de receber o abono PIS/Pasep: seja pela falta de cumprimento dos requisitos necessários para o saque ou pelo não envio da declaração RAIS por parte do empregador.
A Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) é um documento de controle da atividade trabalhista no país e seus dados coletados são necessários para atividades como controle dos registros do FGTS, dos Sistemas de Arrecadação e de Concessão e Benefícios Previdenciários, além de ser utilizado para identificar os trabalhadores que possuem direito ao abono salarial PIS/PASEP.
A partir de 2019, com a publicação da Portaria n.º 1.127, as empresas ficaram obrigadas a enviar a RAIS com informações dos trabalhadores por meio do eSocial.
O prazo final para envio das declarações RAIS do ano-base 2021 foi até 30 de setembro de 2022, não sendo possível enviar declarações referente ao ano-base em questão após esse período.
Consulta do PIS pelo aplicativo
Em primeiro lugar, vamos falar das formas disponíveis para fazer a consulta do PIS/Pasep, pois é dessa forma que o trabalhador irá descobrir se o seu abono está habilitado ou não.
A primeira maneira de verificar as informações é via aplicativo da Carteira de Trabalho Digital. O app da CTPS digital oferece dados sobre os contratos de trabalho antigos e atuais, permite consultar a solicitação do seguro-desemprego e traz todas as informações sobre o pagamento do abono salarial.
Ao fazer login no aplicativo o trabalhador poderá consultar o valor que tem a receber do benefício, o número do seu Pis ou Pasep e a data em que o dinheiro será depositado.
Outra forma de fazer a consulta do abono salarial é por meio do aplicativo Caixa Trabalhador. O app disponibilizado pelo banco permite conferir o calendário de pagamento do benefício e ainda simular o valor do abono a receber conforme a quantidade de meses trabalhados com carteira assinada.
Por fim, quem não possui acesso aos aplicativos ou simplesmente prefere receber as informações via telefone pode ligar para o número 158 do Ministério do Trabalho ou pelo Atendimento CAIXA ao Cidadão no número 0800 726 0207.
Como habilitar o PIS/Pasep 2023
Infelizmente essa é uma tarefa que não pode ser feita pelo trabalhador. Por outro lado, existem formas de solucionar o problema do PIS/Pasep não habilitado. Primeiro o trabalhador deve consultar no portal do governo para saber se o empregador enviou as declarações necessárias dentro do prazo.
A consulta aos dados de entrega da declaração RAIS ano-base 2020 está disponível no endereço eletrônico https://www.rais.gov.br/sitio/consulta_trabalhador_identificacao.jsf.
Caso esteja tudo correto, o trabalhador deverá buscar esclarecimento sobre sua situação pelo telefone 158 (Alô Trabalho) ou então em alguma agência do Ministério do Trabalho e Previdência.
Fonte: Ache Concurso