Bombeiros fazem resgate de vítima de queda de 20 metros na cachoeira do Monte Sião
No dia 03 de março, após solicitação via 193, foi acionado o trem de socorro composto pelas viaturas ABS16203 e UR16208 para atendimento de vítima de queda da cachoeira Monte Sião, Bairro Rural na cidade de Pirassununga.
Conforme informações, a vítima teria escorregado na trilha que dá acesso à cachoeira, caindo de uma altura aproximada de 20 metros, se encontrava consciente, apresentando uma fratura em membro superior e fortes dores nas costelas, possivelmente também fraturadas.
Com a chegada das viaturas no local, a vítima foi acessada, iniciando-se os trabalhos de primeiros socorros, como a estabilização dos ferimentos e prevenção de hipotermia. Com a coleta de informações sobre o estado da vítima e das condições do terreno, foi realizada reunião, traçando a estratégia a ser utilizada para o resgate, assim, a equipe de bombeiros se equipou com os EPI’s adequados e preparou os materiais para Salvamento em Altura.
Contaram com o apoio de 4 civis, praticantes de rapel que se encontravam no local, e que ofereceram ajuda braçal e recursos materiais, ficando sob a supervisão do Comandante da Prontidão, levando-se em conta se tratar de um local de alta periculosidade e do estado da vítima com aproximadamente 140 Kg.
Foi feita a utilização de cordas para a descida da maca cesto e prancha, e cabos da vida para realizar a estabilização e preparação para a ascensão, simultaneamente foi preparada uma linha de vida em um trecho mais crítico, devido à instabilidade do terreno da trilha, que se tratava de local muito íngreme, com pedras e lama.
Após o envio dos equipamentos aos 3 bombeiros que se encontravam com a vítima, já preparando a maca cesto, foi preparado o sistema de vantagem mecânica para tracionar a maca estabilizada na subida.
Foi um trabalho de muito esforço físico e mental devido ao alto grau de dificuldade gerado pelas irregularidades do terreno, sendo utilizados os recursos humanos e materiais disponíveis, sempre com a atenção voltada para a segurança da vítima e da equipe envolvida no salvamento, que ao final, foi realizado com êxito, graças à determinação e superação por parte da equipe de bombeiros com apoio dos civis que apoiaram diretamente, sendo ao final, saudados pelos aplausos de todos os presentes no local.
A vítima foi conduzida para a Santa Casa de Pirassununga e deixada sobe cuidados médicos, onde após avaliação clínica, foram comprovadas as fraturas avaliadas.
Após o excelente desfecho da ocorrência, a Equipe foi alvo de elogios por parte dos familiares da vítima e todos os presentes, o que destaca o alto grau de profissionalismo, dedicação à causa pública e comprometimento com o serviço público prestado, enaltecendo ainda mais o nome do Corpo de Bombeiros da Policia Militar do Estado de São Paulo.