Biblioteca busca doações de livros do Professor Manuel Pereira de Godoy para acervo
A Biblioteca Chico Mestre procura doadores interessados em disponibilizar os livros do professor Manuel Godoy ao seu acervo.
Segundo a bibliotecária Tábita Oliveira, os livros “Contribuição à História Natural e Geral de Pirassununga” – Volumes II e II – do professor, biólogo e historiador, Manuel Pereira de Godoy, são obras muito requisitadas na Biblioteca Municipal Chico Mestre. “Os exemplares que temos não estão mais em condições de serem utilizados ou sequer reencadernados”, conta.
“Se você tem ou conhece algum familiar ou amigo que possui um ou mais exemplares da coleção “Contribuição à História Natural e Geral de Pirassununga”, uma vez que os filhos e os netos cresceram, se formaram e não mais fazem uso dos seus conteúdos, contaremos com o seu apoio para nos ajudar nessa empreitada”, explica texto assinado pelo Secretário de Cultura, Roberto Bragagnollo.
“No acervo da Biblioteca Municipal Chico Mestre tais obras farão diferença nas mãos dos pirassununguenses que desconhecem a história do município onde nasceram. Pense nisso”, pondera o secretário, reforçando: “faremos questão de registrar em fotos sua preciosa doação”.
Os potenciais doadores devem entrar em contato com a bibliotecária Tabita de Oliveira por meio do telefone (19) 3561-5269 ou pelo e-mail [email protected].
“Contribuição à História Natural e Geral de Pirassununga”
Fruto de décadas de pesquisas, quando lançados em 1974 e em 1975, ou seja, há mais de 45 anos, inúmeros pirassununguenses fizeram questão de ter os livros do professor Manuel Godoy em lugar de destaque em suas bibliotecas.
São livros manuscritos, impressos com caligrafia do próprio autor (veja as fotos abaixo), diferentes dos padrões convencionais de editoração, que reúnem registros exponenciais sobre esta Terra Curimbatá em seus diferentes aspectos.
Na apresentação da obra, Manuel Pereira de Godoy explica que a “História de Pirassununga” seria desenvolvida em três volumes: o primeiro, sobre a “História Natural e Geral” e os dois seguintes versariam sobre a “História Geral”. O terceiro, anunciado pelo próprio autor, e os demais volumes foram concluídos mas não publicados.
O Volume I – “História Natural e Geral” – lançado em 1974 com tiragem de 1.000 exemplares, possui 220 páginas e 248 figuras. O Volume II – “História Geral” – lançado em 1975, teve uma tiragem de 871 exemplares, 326 páginas e 207 figuras.
As ilustrações, em ambas as edições, foram criadas e executadas por Manuel Pereira de Godoy, que também contou com a colaboração dos artistas Wanderley José Martelli e Isnaldo A. Zerbetto.
As fotografias foram dos fotógrafos Antonio Zerbetto e Rubens Zerbetto e os livros impressos na Indústria Gráfica Jair, de Paulo Antonio Boschim;
Os livros “Contribuição à História Natural e Geral de Pirassununga” são referências imperativas sobre nosso passado e seus ilustres personagens. Relatam episódios e conquistas importantes que muito contribuíram para o desenvolvimento do município.
Segundo a Secretaria Municipal de Cultura, abrangem “conteúdo enriquecedor para as atuais e futuras gerações que neles podem se inspirar e se aprofundar ainda mais nos temas abordados.” A pasta explica que “tão logo foram lançados, as edições se esgotaram nas livrarias locais”, mas explica que “volta e meia ainda é possível encontrá-los em alguns dos sebos mais procurados da Internet”
Diante das justificativas sobre a importância da obra, a Secretaria de Cultura e Turismo e a Biblioteca Municipal Chico Mestre estão empenhadas no sentido de encontrar cidadãos dispostos a doá-los, atendendo, assim, as reivindicações dos usuários – a maioria jovens – que cobram um número maior de exemplares disponíveis no acervo, que em muito facilitariam e agilizariam as pesquisas, sobretudo na elaboração dos TCCs (Trabalhos de Conclusão de Curso).
IOF