Área de vegetação é atingida por fogo na zona leste da cidade
Na noite desta quarta-feira, 27, mais um caso de queimada de grandes proporções atingiu uma área de mata em Pirassununga/SP. Desta vez o fogo consumiu uma região situada na alça de acesso da Rodovia Deputado Cyro Albuquerque, a SP-225 – saída da Avenida 6 de Agosto. As chamas chegaram bem perto da estrada podendo causar acidentes.
O Corpo de Bombeiros, com inúmeras viaturas, além da Polícia Rodoviária e Departamento de Estradas de Rodagem – DER se deslocaram ao local para auxiliar o combate às chamas. Os bairros vizinhos ficaram tomados pelo cheiro de fumaça. Não se sabe ainda as causas do início de mais esse incêndio.
O clima extremamente seco dos últimos dias tem contribuído muito com a incidência de queimadas, a maioria delas provocada pela própria população que de forma inconsequente ateia fogo em terrenos. As chamas acabam fugindo do controle e tomam grandes proporções causando estragos ambientais.
Segundo o Sistema Integrado de Gestão Ambiental – SIGAM, da Cetesb – Companhia Ambiental do Estado de São Paulo ontem foram aferidos apenas 20% de umidade relativa do ar – apesar da ameaça de chuva. Os níveis mais baixos do ano até agora foram registrados neste mês com apenas 13% nos dias 15 e 16.
A Polícia Militar Ambiental deverá fazer uma fiscalização no local, quando o proprietário da área poderá ser autuado com multas.
Queimadas em Piracicaba
Na manhã desta quarta-feira, 27, os Cabos PMS Edervante e Valdir, lotados no 3º Pelotão de Polícia Militar da cidade de Ri Claro/SP realizaram fiscalização ambiental no município de Piracicaba/SP, com o objetivo de proceder a fiscalização em um (1) foco de queimada detectada pelo satélite referência no site do INPE em data de 19 de setembro último, identificadas pelas coordenadas latitude -22 35′ 24″0 longitude -47º 41′ 31″0.
No local foi constatada a supressão de vegetação gramínea, correspondente a 1,2 ha em área considerada de preservação permanente, com o uso de fogo, o gerente da Usina de Cana de Açúcar, informou não possuir autorização do órgão competente para o uso do fogo e que a referida área é de responsabilidade do grupo da referida Usina, porém, a área encontra-se abandonada para posterior reflorestamento.
Sendo assim, foi elaborado em desfavor do grupo, um de infração ambiental no valor de R$ 9.000,00 (nove mil reais), com base no artigo 49 da resolução SMA 48/14, e que também responderá pelo crime ambiental correspondente.
Na terça-feira, 26, os mesmos policiais, também pelo município de Piracicaba/SP
realizaram fiscalização ambiental com o objetivo de proceder fiscalização em um (1) foco de queimada detectada pelo satélite referência no site do INPE ocorrido no dia 15 de setembro último, identificada pelas coordenadas latitude -22 36′ 46″0 longitude -47º 42′ 55″0.
No local foi constatada a supressão de vegetação arbórea em estágio secundário inicial de regeneração, correspondente a 0,4 ha em área fora de preservação permanente, com o uso de fogo, o responsável pela área informou não possuir autorização do órgão competente para o uso do fogo e que a referida área é de responsabilidade de uma Usina. Sendo assim, foi elaborado em desfavor do grupo, um auto de infração ambiental no valor de R$ 3.000,00 (três mil reais), com base artigo 49 da resolução SMA 48/14, que também responderá pelo crime ambiental correspondente.